ATUALIZADO EM 7 DE NOVEMBRO DE 2017

Se usado corretamente, o Instagram pode ser um canal de publicidade visual altamente segmentado para sua marca.

O Instagram fornece às marcas aproximadamente 25% mais envolvimento do que outras plataformas sociais. Isso é um ótimo sinal para qualquer marca, já que todas têm como missão atrair seguidores no Instagram…mas não qualquer seguidor, o seguidor do seu nicho de atuação! 

Como qualquer rede social, existem maneiras corretas de usá-la, maneiras erradas de usá-la e maneiras inteligentes de usá-la.

Neste post, vamos mostrar como você pode se utilizar de ferramentas e técnicas para atrair seguidores no Instagram e aumentar o engajamento deles com sua marca; construindo, assim, uma comunidade significante.

atrair seguidores no instagram

Use as hashtags apropriadas

Se seu objetivo no Instagram é envolver seu público atual, enquanto também cresce em número de seguidores – postar fotos novas, interessantes e atraentes vai satisfazer a primeira exigência, mas para começar a crescer você vai perceber que acrescentar hashtags em suas fotos é extremamente importante. Colocar hashtags faz com que as pessoas encontrem suas fotos com mais facilidade quando pesquisam por termos específicos.

Quais hashtags usar para atrair seguidores no Instagram?

Assim como no Twitter e em outros sites sociais, os usuários do Instagram usam algumas hashtags mais do que outras. Se você usar as hashtags corretas em suas fotos, é muito mais provável que alcance novos usuários e seja descoberto.

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Aqui estão as top 20 atuais hashtags do Instagram de acordo com Webstagram:

  1. #love (1,131,218,752)
  2. #instagood (631,839,697)
  3. #photooftheday (442,614,768)
  4. #beautiful (410,094,931)
  5. #fashion (407,102,986)
  6. #happy (386,421,716)
  7. #tbt (382,220,028)
  8. #cute (379,725,408)
  9. #like4like (351,510,735)
  10. #followme (350,614,770)
  11. #follow (336,087,997)
  12. #picoftheday (332,643,091)
  13. #me (329,226,757)
  14. #selfie (313,023,222)
  15. #summer (310,065,224)
  16. #instadaily (286,970,390)
  17. #friends (281,499,669)
  18. #art (278,245,078)
  19. #repost (267,201,605)
  20. #girl (264,612,837)

Se você olhou para a lista acima e disse: “Nenhuma dessas se aplicam a mim”, você provavelmente está certo.

Como Usar

Usar hashtags é uma coisa, usar as tags corretas é outra completamente diferente. Tags populares como as listadas acima, provavelmente, irão trazer um engajamento adicional e mais algumas curtidas, no entanto, muito dificilmente irão atrair novos seguidores interessados e o mais importante, vendas a longo prazo

Se você deseja marcar suas fotos corretamente, você precisará encontrar e usar as hashtags mais relevantes. Isso significa fazer um pesquisa de palavra-chave para se certificar de que você está usando as hashtags mais relevantes que não só descrevem a sua marca, mas que também estão sendo procuradas no Instagram.

Para encontrar hashtags relevantes, você pode usar um programa online gratuito como IconoSquare (anteriormente Statigram) ou Webstagram, por exemplo.

Como exemplo, pesquisando a hashtag #modafeminina, consegui puxar a seguinte lista de hashtags de palavras-chave adicionais juntamente com o número de vezes que foram usadas (popularidade).

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Você vai querer passar por este exercício tentando diferentes palavras-chave que descrevem sua marca e produtos, e assim, ao longo do tempo, construir sua lista de hashtag.

Tenha em mente que o Instagram permite um máximo de 30 hashtags por post. Além disso, as palavras populares vão mudar ao longo do tempo, por isso certifique-se de revisitar suas hashtags a cada mês para garantir que você está usando os melhores termos possíveis.

Fazer o trabalho de pesquisar, organizar e salvar as hashtags mais aplicável e populares, irá poupar seu tempo, aumentar o seu envolvimento e ajudar a angariar novos seguidores.

Dica extra

Se você está há algum tempo publicando coisas no Instagram e sente que perdeu todas essas oportunidades para construir uma comunidade usando hashtags, não se preocupe. Você ainda pode voltar e postar um comentário com as palavras da sua nova lista de # e assistir curtidas e follows rolando soltos.

Use os filtros adequados

Não é só nas hashtags que você deve prestar atenção. A comunidade no Instagram responde mais favoravelmente a certos tipos de filtros do que outros. Utilizar os filtros preferidos do seu público, pode causar um impacto no seu engajamento.

Estão aqui os 10 filtros atuais mais populares no Instagram:

  • Normal (Sem Filtro)
  • Valencia
  • Earlybird
  • X-Pro II
  • Amaro
  • Rise
  • Hudson
  • Lo-fi
  • Hefe
  • Sierra

Recentemente, a TrackMaven fez um estudo em contas no Instagram para ver como os filtros afetavam o engajamento e descobriu que Mayfair, Sem Filtro e Inkwell levaram a maior interação.

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Mais importante do que os filtros favoritos das comunidades no Instagram são os filtros favoritos de seu público particular.

Publique nos dias e horários ideais

Além de adicionar as hashtags apropriadas e usar os melhores filtros, você também deve considerar o calendário de suas postagens.

Analisar o que funcionou e não funcionou para você no passado. Observar em que horários e dias seu público está mais engajado nas redes sociais. Ao visitar a seção de otimização tanto do Webstagram quando do IconoSquare, você pode obter uma análise detalhada de seu histórico de lançamento vs engajamento. Este relatório também destaca os melhores momentos do dia e os dias da semana para postar.

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Você pode considerar usar um programa de agendamento para programar sua postagem. Para isso, você pode usar um programa (pago) como o ScheduGram.

“Roube” os seguidores da concorrência

Uma das melhores maneiras de atrair seguidores no Instagram, é buscar o público que está seguindo as contas de seus concorrentes mais próximos e envolver-se com esse público, buscando gerar conexão e engajamento com eles. Essas pessoas já mostraram algum nível de interesse nos seus produtos ou nos serviços que você coferece simplesmente por seguirem seus concorrentes.

Essa ação é muito efetiva porque a “segmentação” já está praticamente feita (mas não pense que é fácil)…você precisa  se esforçar e investir seu tempo para interagir com esse público.

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Como você efetivamente “rouba” os seguidores de seus concorrentes?

Você pode “roubar” os seguidores dos seus concorrentes mais próximos ao se envolver com eles. Existem várias maneiras de se envolver com os usuários do Instagram e quanto mais esforço você colocar nessa etapa, mais seguidores e engajamento você terá.

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Os três tipos de engajamento no Instagram são:

  • Seguir um usuário;
  • Curtir uma foto;
  • Comentar uma foto.

Além desses 3 tipos de engajamento, você pode enviar DMs (mensagens diretas) para potenciais clientes e para pessoas que já te seguem, falando sobre promoções, concursos, produtos e serviços novos ou até mesmo agradecendo usuários que passaram a te seguir…

Este tipo de contato mais direto e íntimo, se feito de uma maneira natural, honesta e transparente, pode gerar ótimos resultados a longo prazo entre sua marca e o público!

Posts Patrocinados e Comentários de Produtos

Tudo isso otimiza a postagem em sua conta e é ótimo, mas se você realmente quer causar impacto, você precisa postar para outras contas maiores em seu nicho, expondo sua marca para um público mais amplo.

Como fazer isso?

Primeiro, ao contrário das táticas acima para aumentar sua conta e atrair seguidores no Instagram, esta não é gratuita. No entanto, se feita corretamente, gera bons resultados.

Para começar, você precisará fazer uma lista de grandes contas no seu nicho. Por exemplo, se você vender produtos de beleza, você vai querer encontrar grandes contas de bloggers de beleza.

Você pode já estar seguindo estas contas, caso não esteja, você necessitará encontrá-las. Uma das melhores maneiras é procurar algumas das hashtags mais próximas que você descobriu no início deste post. Quando você faz uma busca para suas palavras-chaves, isso não somente mostrará as palavras relacionadas, mas também as contas de maior sucesso que caracterizam aquelas palavras-chaves.

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Há algumas coisas para olhar nos resultados dos perfis:

  • Muitos seguidores- Normalmente 20k-200k
  • Um endereço de email no perfil

Se houver um endereço de e-mail no perfil, geralmente significa que eles estão abertos para postagens patrocinadas. Você pode enviar um e-mail perguntando o preço do post patrocinado. Em geral, a taxa média gira em torno de US $ 20 – $ 50 por post, dependendo do tamanho de seus seguidores. No entanto, se você está vendendo um produto original, você também pode querer considerar enviá-los para um comentário e/ou publicação. Quanto mais natural e menos publicitária a imagem for, maior será o engajamento e a resposta.

Resumo das ferramentas citadas

Existem centenas de ferramentas lá fora que podem ajudá-lo em sua estratégia. Neste post mencionei algumas que podem ajudá-lo a construir uma comunidade fiel e envolve-la:

ScheduGramPrograme sua postagem para os momentos mais envolventes.

IconoSquare – Informações, analises e insights em sua conta e seguidores.

Webstagram – Encontre as melhores hashtags para suas postagens e pessoas para suas postagens patrocinadas.

Atrair seguidores no Instagram: conclusão

Neste post, falamos sobre as formas mais eficazes de atrair seguidores no Instagram de forma segmentada. Mas, assim como com qualquer rede social, a melhor estratégia é ser autêntico e social.

Se usado corretamente, o Instagram pode ser um canal de publicidade visual altamente segmentado para seus produtos e marca que pode levar a um fluxo saudável de receita para seu negócio de comércio eletrônico.