Contar com clientes fiéis é essencial para que uma marca ganhe mais credibilidade no mercado. Afinal, são eles que a indicam para outros amigos e conhecidos, além de usarem as redes sociais para falar das experiências que tiveram.

Os três pilares do Brand Marketing ajudam a entender a forma como o cliente analisa uma marca. São eles: identidade, credibilidade e visibilidade. Quando a empresa atinge todos esses aspectos e busca satisfazer as necessidades do consumidor, ele se torna um defensor da empresa.

Neste post, selecionamos cinco dicas incríveis para você transformar seus clientes em promotores da sua marca. Confira!

Como transformar um cliente comum em cliente promotor

1. Seja eficiente no atendimento

Um atendimento de qualidade e que atenda a todas as expectativas do cliente é fundamental, não é mesmo? Afinal, sentimos que somos especiais e ficamos motivados a fechar negócio quando somos bem atendidos em uma loja ou estabelecimento. Por isso, se você quer ter clientes promotores, que divulgam a boa experiência que tiveram com a sua marca, é essencial investir em um atendimento personalizado. Mas, o que é preciso para ter um atendimento eficiente? Uma equipe preparada.

Todo consumidor avalia aspectos como rapidez, cordialidade e eficiência. Quando uma empresa apresenta esses três pontos no atendimento, o relacionamento com o cliente se torna mais próximo. Com isso, o consumidor se sente motivado a falar bem do atendimento e se torna “fã” dos serviços, promovendo cada vez mais a marca para amigos e conhecidos.

2. Recompense o cliente

O cliente ama receber brindes, descontos e outras recompensas. Isso mostra a boa parceria entre empresa e consumidor, e incentiva o seu público a divulgar os serviços e produtos para outros. Pense em ações que ofereçam exclusividade para aqueles clientes mais fiéis e promotores da sua empresa. Para isso, você pode oferecer promoções, sorteios, brindes, pontos para trocar por outros produtos e assim por diante.

3. Tenha um bom relacionamento

O bom relacionamento com o cliente é a base para qualquer negócio. Se a experiência for negativa, com inúmeras reclamações sobre os serviços ofertados, é provável que o público procure outra empresa que ofereça um suporte com mais qualidade e eficiência. Por isso, conheça os clientes e entenda quais são as formas de agradá-los. Além disso, é importante promover uma boa experiência com a sua marca, em todas as etapas do processo de compra ou contratação.

Faça pesquisas de satisfação e avalie com cuidado as sugestões e aspectos que podem ser melhorados. Com um bom relacionamento, os consumidores se tornarão promotores do seu trabalho.

4. Esteja atento às redes sociais

Quando falamos em cliente promotor, as redes sociais também é um aspecto que deve ser levado em conta. Afinal, é lá que grande parte de seu público se encontra. Então, é fundamental que você tenha cuidado em como se posiciona com o consumidor nas diversas mídias.

Responda e interaja de forma gentil, promova conteúdos que aproximem o cliente da marca e acompanhe todas as menções que outros fizeram de sua empresa. Dessa forma, você mostra que preza pelo bom relacionamento com o público em todos os ambientes.

5. Mantenha contato com o cliente

Não tem como ter clientes promotores, se a marca não mantém contato e não busca estreitar o relacionamento, certo? Portanto, é indispensável que você mantenha contato com os clientes frequentemente. Seja por e-mail, telefone ou qualquer outro meio, marque presença e coloque-se à disposição para ajudá-lo. Outra dica é enviar novidades, promoções e descontos exclusivos. Assim, os consumidores sentirão que são importantes para a marca.

Um cliente promotor é um grande aliado para a empresa quando o assunto é divulgação. Afinal, se existe um bom relacionamento com ele, a credibilidade e os lucros se tornam maiores. Investir em um bom atendimento, contato e presença nas redes sociais são alguns dos pontos que devem fazer parte da rotina da marca.

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