O Instagram vem ganhando espaço e conquistando cada dia mais usuários. Embora tenha chegado ao mercado consideravelmente “tarde” (se comparado a outras redes sociais famosas, como o Facebook e o Twitter), a plataforma rapidamente chamou atenção pelo foco no aspecto visual.

Para compreender o sucesso desse aplicativo, é necessário conhecer como funciona o Instagram como um todo. Pensando nisso, criamos este artigo para apresentá-lo à rede social que faz sucesso entre usuários, artistas e marcas, sendo, possivelmente, a mais engajadora do momento.

Vamos mostrar as funções do Instagram como plataforma, ensinar a fazer um bom uso da rede e apontar algumas vantagens que ela pode trazer para empresas. Boa leitura!

Conheça o Instagram e seu sucesso

O Instagram começou como uma rede social que trabalhava com fotos. Seu estilo próprio de adição de filtros logo despertou o interesse das pessoas, devido às particularidades observadas.

Segundo o Social Media Trends 2018, o Instagram é a rede que mais apresentou crescimento no ano. O índice de adoção é de mais de 80%, sendo que ele vem se consolidando como o segundo colocado no ranking de preferência no Brasil.

Hoje em dia, a plataforma já trabalha muito bem com vídeos de curta duração. Mas seus famosos filtros de edição ainda são oferecidos, permitindo que pessoas interajam umas com as outras de diversas maneiras.

Além disso, os usuários podem seguir outros perfis e acompanhar atividades alheias. Isso gera mais ou menos visibilidade para os perfis da rede, de acordo com a quantidade de seguidores.

Em razão de sua popularidade entre as empresas, o Instagram permite fazer um bom uso das famosas hashtags — palavras-chave. Assim, a busca por conteúdos e publicações a partir da segmentação de público é facilitada.

Entenda as funções oferecidas

Ao longo de seus anos de vida, uma série de ferramentas se juntou ao Instagram. Abaixo, confira alguns dos recursos oferecidos. 

Publicações no feed e comentários

A publicação na linha do tempo é a prática mais antiga e comum do Instagram. Ela permite que os usuários recebam conteúdos dos perfis de que mais gostam e comentem em cada uma das postagens.

Curtidas e “seguir”

Representadas com aqueles símbolos de coração vermelho, as curtidas são, talvez, os recursos mais importantes do aplicativo. Por meio delas, é possível medir a popularidade de cada postagem e favoritar a publicação que desejar para revê-la quando for necessário.

As curtidas geram muito engajamento na rede social e servem como complementos aos comentários. Há, ainda, a função de seguir perfis, que permite ficar por dentro de conteúdos de páginas específicas.

Direct

As mensagens diretas funcionam como um chat privado, algo mais pessoal que permite um contato direto com outro usuário ou uma empresa. Por meio desse recurso, caso seja autorizado pelo receptor da mensagem, os usuários podem trocar palavras, fotos e até vídeos na plataforma.

Stories

Trata-se do recurso mais recente do Instagram — e, hoje em dia, um dos principais responsáveis por seu sucesso. Ele permite o compartilhamento de conteúdos em tempo real, seja imagem ou vídeo, que desaparecem após 24 horas.

Nos stories, é possível divulgar algo e conversar com o público de forma mais direta. Também há a opção de editar cada história, colocando a informação que desejar, como mensagens, emojis e GIFs.

Vale lembrar que o Facebook também permite compartilhar stories.

Vídeo ao vivo

A partir da função stories, os usuários podem fazer livestreams com a duração que quiserem e engajamento ao vivo. É possível escolher se o conteúdo ficará disponível para o público geral depois do encerramento ou não.

Instagram Ads

Você pode impulsionar publicações no Instagram, fazendo com que seus posts apareçam com frequência no feed de outros usuários por meio de links patrocinados. Trata-se de uma prática importante principalmente para empresas.

Editor de imagem

Diversas funcionalidades de edição de imagens foram implementadas no Instagram. Muitas pessoas utilizam a plataforma para transformar ou dar aquele “up” em suas fotos.

Além de disponibilizar uma série de filtros elegantes para o usuário, a rede permite controlar a intensidade de cada um de maneira bem intuitiva. Você pode ajustar o tamanho, a ferramenta de corte, a iluminação, o realce, o contraste e a cor, por exemplo.

Aprenda a usar o aplicativo

Como se trata de uma ferramenta bastante intuitiva, não é necessário muito esforço para começar a usar o Instagram. A seguir, separamos alguns passos básicos e dicas para as pessoas que desejam adentrar na plataforma. Confira!

Como criar uma conta

Para começar a usar o Instagram, deve-se baixar o app oficial na loja de aplicativos, realizar um breve cadastro ou logar com uma conta do Facebook. É possível cadastrar e acessar o Instagram pelo computador também, mas, dessa forma, seus recursos ficam bem limitados.

Como fazer postagens

Basta clicar no botão grande que aparece e você já pode upar ou tirar sua primeira foto no aplicativo. Depois de carregar e editar a imagem a seu gosto, há as opções de postá-la na hora ou salvar a publicação para usá-la mais tarde.

Como usar hashtags

De forma simples, aprendemos a usar as famosas palavras-chave pesquisando por elas e conhecendo o conteúdo. Vá à área de pesquisas do app e realize seus testes.

Procure por uma palavra ou expressão específica relacionada a algum conteúdo de que você gosta, acompanhada do símbolo # e sem espaçamento entre os termos — #gato, #cachorro, #roupasbonitas, por exemplo —, e observe a mágica acontecer.

Como fazer stories

Os stories das pessoas que você segue aparecem no topo da sua página principal e são atualizados em tempo real. Para fazer seu próprio story, basta clicar no ícone de câmera ao lado da logo do Instagram e aproveitar as diversas ferramentas de edição.

Uma vez feitos os stories, resta compartilhá-los! Você pode voltar à sua própria história para verificar quem visualizou e interagiu com ela até o dado momento.

Veja as vantagens de aderir ao Instagram em sua empresa

Hoje em dia, o Instagram é uma das redes sociais mais interessantes para a divulgação de marcas. É altamente recomendado que você, empreendedor, participe e interaja bastante com os usuários da plataforma!

Pesquisando e fazendo um bom uso da rede, as vantagens e os resultados obtidos são incontáveis. Veja alguns exemplos:

  • alto alcance;
  • conforto para o público;
  • facilidade de uso e acesso;
  • engajamento;
  • alavancagem das vendas;
  • melhora do relacionamento com o cliente;
  • fidelização do público.

Agora que você sabe como funciona o Instagram, já entende melhor o porquê dessa plataforma ser ideal para estabelecer um bom relacionamento com o público, não é mesmo? Então, passe a usá-la para potencializar seus resultados!

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