O uso redes sociais tornou-se um grande aliado na hora de promover marcas e aumentar o número de vendas em empresas. Uma das mídias mais utilizadas hoje para divulgar produtos e serviços é o Instagram. Por meio dele, o alcance da empresa pode tornar-se global e, com o crescimento do perfil, consequentemente, crescem também os rendimentos e lucros. Mas, afinal, você sabe como converter seguidor do Instagram em cliente?

Nem sempre conduzir esse processo parece uma tarefa fácil, não é mesmo? Se você está em busca de soluções práticas para converter os seguidores de seu perfil em clientes, continue a leitura do texto e saiba como fazer isso com as dicas que trouxemos abaixo. Confira!

Ofereça conteúdo exclusivo

A exclusividade é um atrativo para seus seguidores, já que isso mostra o quanto eles são especiais para a marca. Portanto, opte por publicar no Instagram conteúdos exclusivos, que você não disponibilizou em nenhuma outra rede social, como Facebook e Twitter. Vale investir em todas as ferramentas disponíveis e usar isso a favor do engajamento com seus seguidores.

Para atrair clientes fiéis para o seu perfil, é necessário ter novidades sobre produtos ou até mesmo algum conteúdo que você perceba que engaje seu público. Fornecer bons materiais e com exclusividade é uma estratégia certeira na conversão de seguidores.

Realize sorteios

Essa ferramenta é uma excelente maneira de engajar os seguidores ainda mais com a sua marca. Pense, por exemplo, em uma loja de moda feminina que está realizando o sorteio de um acessório. Para selecionar quem serão os concorrentes, será necessário que os seguidores marquem seus amigos nos comentários e curtam a foto oficial do sorteio. Apesar de ser uma estratégia bem utilizada e simples para organizar, os sorteios geram resultados reais para a conta no Instagram.

Todo e qualquer sorteio chama a atenção das pessoas, afinal, para concorrer, você só precisará fornecer alguns dados ou executar uma ação. No Instagram não seria diferente. Se você quer converter seguidores e atrair cada vez mais curtidas, comentários e engajamento em seu perfil, experimente investir em sorteios.

Humanize sua marca

O bom engajamento com seus seguidores está diretamente relacionado àqueles que são os responsáveis pela sua empresa. O público tem interesse em saber mais sobre as pessoas que trabalham com você e quem são seus colaboradores. Não tenha dúvida, fornecer esse tipo de informação estreita a relação dos seguidores com a marca.

Então, humanize sua empresa para se destacar no mercado, tornando-se mais próximo de seus potenciais clientes. Para tanto, fique atento às reações de seus seguidores e compreenda quais são suas dúvidas e questionamentos. Ter um acompanhamento de perto, monitorando qual o perfil de seu público, será essencial para você tomar decisões mais precisas.

Além disso, utilizar estratégias como pesquisas de palavra-chave e planejar os melhores horários para publicar seus conteúdos é uma excelente forma de aproximá-los ainda mais de sua marca.

Divulgue códigos promocionais

Sabemos que uma das maiores dificuldades encontradas por empresas é atrair potenciais clientes para adquirirem algo da marca pela primeira vez. Os códigos promocionais podem ser o passo inicial para que o cliente efetue a primeira compra com você.

Por isso, a divulgação de descontos é importante para que o seguidor se torne cliente e consumidor de seus produtos ou serviços. Assim, quando o seguidor comprar um produto de sua marca, se tornará mais fácil para você engajar o cliente, fidelizando-o por meio de campanhas e ofertas.

Seja agradável

O uso das redes sociais possibilita uma interação mais leve e agradável entre uma marca e seus consumidores. Tendo isso em vista, não tenha um perfil estritamente profissional, e procure explorar ao máximo conteúdos capazes de aproximar você de seu público. Isso não quer dizer que você não será profissional, e sim que manterá um equilíbrio para engajar seus seguidores.

Além disso, responda e interaja com eles, sempre de forma cordial e prestativa. Até mesmo por meio de mídias sociais, o bom atendimento é essencial para transformar potenciais clientes em compradores fiéis de seus produtos ou serviços.

Tenha parcerias

Assim como você, existem diversas outras marcas e influenciadores digitais, que usam o Instagram para fazer negócios. Então, para aumentar suas chances de conquistar novos clientes, aposte em parcerias com perfis que tenham visibilidade.

Entre as diversas opções, a parceria com influenciadores digitais é cada vez mais comum no Instagram. Com um destaque e interatividade maior nas redes, esses perfis são excelentes formadores de opinião, divulgando produtos, marcas e tudo aquilo que aprovam.

Utilizando as parcerias, fica mais fácil para você atrair seguidores para seu perfil e, consequentemente, novos clientes. Sem dúvida, é uma excelente forma de obter destaque para sua marca e ganhar autoridade no Instagram.

Destaque os produtos

Os potenciais clientes precisam conhecer o que sua marca oferece. Para isso, é importante que você divulgue com regularidade seus produtos ou serviços. Por meio de uma rede social como o Instagram, você tem à disposição diversas ferramentas que podem ser úteis, como publicação de fotos e o Instagram Stories.

Então, destaque as principais informações, relevantes para os seguidores antes de efetuarem a compra. Caso solicitado, tire dúvidas e dê mais detalhes. Com isso, o número de conversões aumentará, assim como o rendimento com as vendas.

Promova interação e engajamento

Para você ter uma relação próxima com seus seguidores, é necessária a manutenção constante, ou seja, interação frequente. Por isso, promova enquetes, pesquisas e interaja o máximo possível. Nada adianta você ter um perfil com objetivos comerciais se você atualizá-lo de vez em quando, somente quando for mais conveniente.

Lembre-se de que seus potenciais clientes passam grande parte do dia conectados, consumindo informação nas mídias sociais. Portanto, se você deseja atrair mais clientes para sua marca, é necessário interação e engajamento.

Nem sempre é fácil gerar uma boa rentabilidade com um perfil comercial no Instagram. Entretanto, com uma boa estratégia e um planejamento certeiro, você conseguirá alavancar suas vendas nessa rede social. Para que isso aconteça, é indispensável ser ativo em seu perfil, engajando os seguidores com suas publicações.

Esperamos que, com este texto, você tenha entendido como converter seguidor do Instagram em cliente. Gostou das dicas? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você vai receber todas as novidades e atualizações direto em sua caixa de entrada!