A mensagem direta do Instagram (Instagram Direct Message) é uma função apontada por muitos como a “assassina” do Snapchat. Isso ocorre porque o recurso é surpreendente quando se trata de enviar imagens e vídeos particulares para outros usuários do Instagram.

Portanto, todos os usuários têm uma grande oportunidade de se conectar com influenciadores e seus seguidores de uma maneira nova, totalmente privada e segura.

E assim como o Snapchat, as páginas de negócios também podem usar esse recurso para gerar mais vendas, conectar-se com usuários, aumentar o tráfego, promover sua marca e seus produtos existentes ou novos, mostrar bastidores e anunciar seus serviços de uma maneira totalmente nova.

O Instagram Direct é basicamente uma dádiva para a publicidade, principalmente porque a ferramenta permite interagir com clientes reais – com base em seus interesses reais, dados demográficos, localização e necessidades. De caças ao tesouro até direcionar mensagens para pessoas interessadas em seus produtos, Instagram Direct Message provavelmente é a melhor ferramenta na rede até agora em relação às empresas.

Além disso, os benefícios de usar o recurso Instagram Direct Message são infinitos. E estamos listando-os abaixo.

Os Benefícios do Marketing Direto do Instagram

Há muitos benefícios para o porquê o DM do Instagram é uma ótima maneira de construir uma audiência sólida e anunciar para ele, aumentando suas receitas. Abaixo, estamos incluindo os melhores.

Faça testes

Basicamente, o fato do DM do Instagram permitir que você execute testes antes do marketing para o seu público é mravilhoso. Uma ótima maneira de executar testes é usar mensagens instantâneas do Instagram e testá-las em clientes fiéis que são mais propensos a fornecer feedback honesto. Você pode usar esse método para criar itens novos ou apresentar serviços para seus seguidores e perguntar-lhes quais são os mais propensos a escolher ou a comprar.

Entenda os clientes…seus hábitos e interesses

O Instagram Direct também permite que você aprenda mais sobre seus seguidores ideais, seus hábitos e basicamente tudo o que eles fazem quando estão online no Instagram. Com ele, você consegue saber as melhores horas para publicar de acordo com o tempo mais ativo de seus seguidores e existem ainda ferramentas para acompanhar a atividade do seu público e retirar os padrões.

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Além disso, você pode visitar os perfis dos usuários que se envolvem com você ou compraram seus produtos via Instagram Direct. Seus interesses, postagens e hashtags podem lhe contar uma ótima história e dar-lhe informações valiosas.

Aprenda os segredos do ótimo serviço ao cliente

DM do Instagram também é ótima ferramenta para lhe ensinar a oferecer um excelente serviço ao cliente. Sabendo que o Instagram virou a segunda maior rede social, temos a noção de que os usuários o usam para expressar suas emoções, mesmo que sejam negativas. No entanto, isso pode mais uma vez dar-lhe informações importantes.

Por exemplo, se você vê um cliente seu reclamando publicamente sobre seus produtos, você pode responder à sua revisão negativa, contactando-se diretamente com eles através do Instagram DM. O recurso permite que você entre em contato com seus seguidores mais rápido e tenha diálogos privados para resolver os problemas.

Otimize seu Networking

O envio de e-mails de acompanhamento para pessoas que você encontrou em eventos de rede pode ser excelente através do Instagram Direct Message. Na verdade, você pode cultivar os relacionamentos existentes dizendo que é bom acompanhar essas pessoas – ou acompanhar um novo contato de uma maneira agradável.

Embora muitas pessoas sejam usadas para enviar por e-mail como o canal certo para isso, a mensagem do Instagram Direct comprovou ser usada ainda mais do que e-mails. Além disso, você pode usar algumas das boas maneiras de iniciar a conversa, como uma foto, um vídeo, uma hashtag relevante ou um momento específico que se aproximou de você.

As mensagens em grupo também são ótimas. Você pode facilmente segmentar uma empresa ou se conectar com um grupo de pessoas que conheceu em um evento.

Faça esses relacionamentos valerem a pena

A ideia principal do Instagram Direct Message não é obter clientes instantâneos, mas criar conexões mais profundas com seus clientes através de mensagens mais personalizadas. Por exemplo, você pode enviar notas “obrigado” para clientes individuais após a primeira compra e lembrar a todos que sua marca se importa.

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Além disso, você pode enviar cartões de aniversário, saudações de férias, conteúdo e ofertas adaptadas às características demográficas, necessidades e interesses de sua audiência. O melhor é que o Instagram DM permite que você mergulhe mais do que seus esforços de marketing comuns e apresente seu público do jeito que você quiser.

Desta forma, muitas pessoas comparam Instagram Direct com Snapchat. No entanto, abaixo, mostramos por que não apresentam o mesmo tipo de mensagens – e como o Instagram Direct Message é melhor.

4 ótimos atributos do Instagram Direct 

Embora tenha sido o Snapchat que começou com as imagens curtas e as versões prévias e desativadas após 24 horas inicialmente, o Instagram adotou o mesmo modelo – trazendo muitos novos recursos. Então, o número de diferenciais do Instagram é infinito, incluindo…

1. Prazo de validade

Em primeiro lugar, a principal diferença entre Instagram Direct Message e Snapchat é que, com Instagram, suas mensagens não desaparecem ou se autodestruição após um tempo. Em vez disso, eles permanecem na sua caixa de entrada. Isso permite que você vá para trás e para frente através de suas mensagens, mesmo anos depois, podendo usá-las como bons exemplos e materiais de estudo.

2. Mensagens em Grupo

O Instagram Direct Message também é um ótimo recurso por causa da opção de mensagens em grupo. Como você provavelmente sabe, enviar uma mensagem de grupo no Snapchat vem com maior privacidade. No entanto, no Instagram você pode ver quem você enviou sua mensagem e o receptor também pode ver isso.

3. Resposta em Grupo

Além das mensagens de grupo, Instagram Direct Message permite que você responda ao grupo de amigos selecionado para ver sua foto. Ao contrário do Snapchat, onde a resposta só vai para a pessoa que enviou a mensagem.

Falando sobre isso, receber as mensagens no Instagram dá às pessoas a capacidade de responder a todos, responder apenas ao remetente ou comentar sobre eles. Embora seja um pouco problemático se você enviar uma mensagem para um grupo e não ter cuidado com a resposta, esta é uma ótima característica introduzida pelo Instagram Direct Message.

4. Network

Se você tem uma base de seguidores maior em Instagram do que você tem no Snapchat (o que é muito provável), você deve saber que seu alcance privado é melhor no Instagram. Em poucas palavras, o Instagram permite que você cresça mais rápido, enquanto Snapchat é limitado nesta perspectiva.

E quanto ao Marketing de Influenciador com Instagram Direct Message?

Se você deseja transmitir suas mensagens no Instagram – você deve ter uma estratégia. Tão simples quanto isso, você pode fazer isso em abordagens privadas ou diretas. O principal benefício aqui é que o Instagram permite que você se comunique em grupos que realmente ajudam a fortalecer sua comunidade. E se você ainda não criou sua comunidade, tudo o que você precisa fazer é explorar os principais influenciadores ou embaixadores da marca no campo e fortalecer seus relacionamentos com eles.

Então, resumindo, o Instagram Direct Message ajuda você a criar mensagens específicas para diferentes tipos de usuários, incluindo potenciais clientes, mas também influenciadores na indústria. Como você provavelmente sabe, você pode executar alguma promoção ou enviar códigos de cupom para influenciadores para anunciar seus produtos/serviços – ou criar seu próprio produto e dar promoções a determinadas pessoas com base no comportamento com seu perfil e negócios.

Outra vantagem crucial do Instagram DM para influenciadores é que ele se conecta a usuários que você nunca conseguiu alcançar antes. Isso significa que você pode procurar seus clientes e encontrar as pessoas que se encaixam idealmente para as pessoas do cliente para sua marca.

Mesmo que você pense que alcançá-los possa parecer spam, eles definitivamente apreciarão seu esforço e o apoiarão de uma maneira ou de outra. Para encerrr, a mensagem direta do Instagram é excelente para capturar influenciadores e manter contato com eles. Se você está se comunicando individualmente ou em um grupo, você precisa seguir as diretrizes e sempre manter a comunicação limpa e direta.

7 ideias de mensagens diretas que irão aumentar sua base de seguidores

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Alguns dizem que a melhor maneira de se apresentar a um novo recurso é ver exemplos usados anteriormente. Então, hoje, estamos listando todas as nossas idéias comprovadas que funcionarão para os esforços de envio de mensagens do Instagram DM.

Flash Sales (promoções/vendas relâmpago) – Você pode informar seus clientes de uma flash sale e enviar-lhes um cupom ou palavra-chave que eles precisam usar para comprar – tudo via Instagram DM;

Caça ao tesouro – Os usuários do Instagram adoram caças ao tesouro (na verdade, qualquer consumidor adora ganhar descontos). Tudo o que você precisa dar é uma imagem de um produto que precisa ser encontrado em sua loja para obter um desconto de, por exemplo, 20%;

Itens secretos – Você pode anunciar itens secretos que seus seguidores só “poderão” adquirir em determinado dia;

Concurso Instagram Direct – Criando um concurso em que seus seguidores devem escrever suas 10 palavras-chave para ganhar um suprimento mensal de seus produtos;

Respostas rápidas – Envie uma mensagem direta para um grupo de seus seguidores, informando que o primeiro a responder ganha um prêmio.

A conclusão é que todas essas idéias funcionam – mas não especificamente para cada nicho e público. É por isso que você precisa testar e testar mais – ou, pelo menos, ler sobre as melhores práticas com essa ferramenta antes de experimentá-las.

Algumas das melhores práticas com mensagens diretas do Instagram, de acordo com especialistas

De acordo com especialistas no campo de mensagens diretas do Instagram, a melhor maneira de usar esse recurso do aplicativo é ativar suas notificações e sempre ser receptivo. Afinal, é seu negócio que importa e cada novo cliente é uma ótima oportunidade. Falando em clientes, a maioria da pesquisa diz que eles querem ser abordados individualmente e não como parte de grandes grupos.

A menos que você esteja se conectando com pessoas de um evento de rede, empresa ou grupo de pessoas relacionadas entre si – mantenha a mensagem privada. Isto é principalmente porque uma mensagem de grupo pode ver os comentários e respostas de cada um e que o Instagram Direct é feito para uma interação mais pessoal e outra onde as pessoas desejam se sentir valorizadas.

Além disso, uma excelente nota a tomar é não usar auto-respondedores ou qualquer bots de bate-papo. A tecnologia hoje em dia sempre falha quando se trata de comunicação real – e as pessoas vão perceber isso.

Agradecer aos seus seguidores por seguir de forma robótica não é realmente muito pessoal e, provavelmente, irrita os usuários mais do que os envolve. O que você deve fazer é ser atencioso e pessoal. Embora isso pareça fácil e óbvio, você deve saber que o Instagram DM é melhor quando você faz referência a um compromisso anterior, foto, mensagem ou hashtag – e não vende seus produtos ou serviços com mensagens frias.

Palavra Final

No final, é seguro dizer que o Instagram Direct Message é uma ótima ferramenta –  que constrói uma ponte entre marcas e clientes. Na verdade, não importa o que você é porque a comunicação de alguma forma chegará a você em um ponto posterior.

Tudo o que você pode fazer é esperar ou fazer parte de sua estratégia digital. E lembre-se que uma mensagem relevante e um esforço extra sempre percorrem um longo caminho no Instagram Direct Message. Ao seguir as melhores práticas que descrevemos acima você definitivamente aumentará e envolverá seu público de forma mais eficiente.

Boa sorte!

  • Guilherme Santil

    Top as dicas, concertez vou levar em consideração todas essas dicas em meu perfil..

  • Cristiano Alves

    Sensacional este artigo. Valeu!!!

  • Rosana Ferreira

    Parabéns pelas dicas e o conteúdo de qualidade, Amei mesmo!!! Certeza que estarei acompanhando seu site, ansiosa para ver as novas postagens, tem me ajudado muito. Agradecida!