Será que você sabe mesmo como usar hashtag no Instagram? Também conhecidas como “palavras-chave”, o conceito das hashtags foi estabelecido por um americano e incorporado ao Twitter em meados de 2007.

Acontece que essa “ferramenta” se revelou tão funcional que, hoje em dia, é praticamente uma nova linguagem presente na Internet. O Instagram é comandado por essas hashtags e não há como ter relevância com seus posts sem elas.

O texto de hoje está recheado de dicas para dominar o Instagram com as suas postagens por meio de palavras-chave. Confira!

Entenda para que servem as hashtags

No Instagram, as palavras-chave devem acompanhar as publicações, pois facilitam que outras pessoas encontrem suas postagens. Por meio de uma hashtag, é possível definir qual é o conteúdo presente no post e, se alguém buscar por esse assunto depois, sua publicação estará presente como material relevante. Resumindo, uma hashtag forma um grupo de publicações de mesmo assunto.

Porém, muitas pessoas utilizam mal as palavras-chave nas suas postagens, por isso, preparamos este material para ensiná-lo como fazer bom uso delas e alcançar resultados bem relevantes.

Conheça os tipos de hashtags e seus diferentes usos

Existem dois tipos diferentes de palavras-chave — cada um servindo para um propósito, sendo ambas importantes de se entender. É sempre interessante usar os dois tipos de hashtag na sua publicação. Elas são:

Short tail

São palavras-chave curtas, mais amplas e com maior fluxo de acessos. Exemplos: #hashtag, #Instagram, #Marketing, #Desenho.

A short tail é interessante porque traz um resultado rápido, mas, por ter um fluxo muito grande de publicações, o seu post logo se perde ali no meio. Recomendamos que 20% das suas hashtags sejam short tail.

Long tail

São palavras-chave interligadas ou pequenas frases. Elas têm fluxo menor de acessos, porém são mais específicas. Exemplos: #ComoUsarHashtag, #BombarInstagram, #MarketingMultinivel, #AprendaADesenhar.

A long tail já atende melhor às pesquisas dos usuários, que, em sua grande maioria, procuram assuntos específicos. Recomendamos que 80% das suas hashtags sejam long tail.

É muito simples pesar isso: por exemplo, se você posta sobre gatos no Instagram, pode ser mais interessante usar a hashtag #GatosNoInstagram do que #Gato e #Instagram, que são palavras-chave que o definem muito menos para o seu público.

Descubra quais são as melhores hashtags para usar

Existe uma porção de sites e ferramentas para ajudá-lo a escolher quais hashtags usar nas suas postagens. Nós vamos recomendar o site Top-Hashtags, que é uma página funcional e bem direta, que lhe permite comparar palavras-chave por meio de número de acessos.

Vale lembrar que testes são muito bem-vindos! Como não se trata de uma ciência exata, a experiência de testar palavras diferentes vai melhorar os resultados da sua estratégia cada vez mais!

Compreenda alguns cuidados com a escolha de hashtags

Idioma

Dependendo do seu objetivo, vale atentar sobre o uso de palavras-chave em idiomas diferentes, pois essas atrairão pessoas de outras regiões para o seu post, o que pode ou não ser interessante para a sua empresa.

Para termos originalmente em outras línguas, como #Marketing, pode ser interessante especificar melhor essa palavra com long tails, usando, por exemplo, #MarketingMultinível ou #MarketingDigital.

Concorrência

Sem muito o que comentar aqui, ficar de olho em perfis de sucesso e atentar às hashtags que eles utilizam pode ensiná-lo muito sobre o que funciona no Instagram e o que não.

Comentários

É visualmente mais agradável usar as hashtags nos comentários do seu post, em vez de colocá-las na descrição. As duas formas têm o mesmo impacto no final, mas, desse modo, o seu post ficará mais limpo e agradável.

Gostou do artigo? Agora que aprendeu um pouco sobre como usar hashtag no Instagram, venha já conhecer nossa publicação sobre vendas pela Internet!

Não há nenhum comentário no momento.