As redes sociais têm procurado cada vez mais serem úteis às empresas e usuários indo além da mera narrativa cotidiana em seu uso — e o Instagram tem sido uma das plataformas que tem feito essas melhorias. 

Utilizar o Instagram stories highlights de forma inteligente certamente pode beneficiar suas estratégias de marketing digital e contribuir para o aumento da lucratividade de seu negócio. Entender a melhor forma de tirar proveito disso é o que pode trazer um diferencial às suas ações de marketing digital nessa rede social.

Se você ainda não conhece as possibilidades que o Instagram stories highlights oferece, continue lendo para se inteirar do assunto!

Colocar produtos ou coleções em destaque

Por meio das novas facilidades que a ferramenta oferece você pode fixar suas histórias no seu perfil e separá-las por pastas temáticas, que contribuem para a segmentação do seu conteúdo e, consequentemente, do seu público. 

A segmentação é um dos fatores mais marcantes do Instagram e se você fizer isso bem feito pode colher excelentes resultados. Algumas formas são:

  • inclua mensagens curtas de boas-vindas sobre as fotos destacadas ou mesmo frases de efeito de acordo com o perfil do seu público;
  • você também pode mencionar preços ou deixar o link para compra dentro da própria rede social por meio do Instagram Business;
  • segmentar o seu público criando grupos de fotos (coleções) direcionados a eles, como artigos para mães, bebês, street wear, etc;
  • você pode se dedicar a datas comemorativas e direcionar as postagens no Instagram stories highlights para estes momentos especiais do ano;
  • mais que anunciar, usufruir das postagens sequenciadas do stories para criar tutoriais e gerar conteúdo de qualidade para os seguidores.

Essas são apenas algumas das possibilidades desenvolvidas por cases de sucesso no Instagram que vão desde lojas de cosméticos até vendas de roupas e outros tipos de artigos. Não hesite em desenvolver a sua própria estratégia, de forma que se encaixe à realidade da sua loja virtual. Continue lendo para aprender:

Mostrar categorias e tópicos

À medida que você vai criando essas histórias, também pode separá-las por categorias e tópicos. Aqui, a grande vantagem é que novamente contribuirá para a segmentação do seu público e, além disso, permitirá que ele acesse o conteúdo que lhe interessa de forma mais rápida e prática. Afinal, experiência do usuário é tudo, não é mesmo?

Alguns exemplos de como você pode aproveitar desse recurso do Instagram stories highlights são:

  • separe as publicações de uma mesma temática em conjuntos, sob o mesmo título e uma mesma coleção de postagens;
  • conheça a sua persona e o que ela busca a fim de ser assertivo na criação dessas categorias e tópicos;
  • domine o seu negócio, mas não se esqueça também das tendências atuais e períodos sazonais nos quais poderá vender mais.

Enfim, tudo o que for te ajudar a ser mais assertivo na utilização desse recurso é bem-vindo. Pense sempre de que maneira você melhor atenderá os anseios do seu usuário a fim de mantê-lo por perto, interessado e comprando. Dessa forma, suas estratégias de marketing digital trarão resultados reais que refletirão na lucratividade de sua loja.

Destacar eventos 

Para além da questão de expor peças que a sua loja vende criando pastas e categorias para elas, você também pode destacar suas histórias favoritas em seu perfil. Digamos que tenha alguma promoção importante chegando ou alguma celebridade visitou sua loja e você postou nos stories. Você pode deixar essas novidades destacadas em seu story, multiplicando o interesse de seus seguidores.

Salientando esses eventos que vão além da venda propriamente dita você também pode criar uma relação mais próxima com os usuários, dando um caráter humanizado aos negócios e que, hoje, com a ascensão do mundo digital, faz tanta diferença.

Explore o recurso para gerar maior diversidade ao conteúdo postado em seu Instagram stories highlights e se diferenciar da concorrência.

Exibir parceiros e influenciadores

O Instagram em seu formato tradicional já permite isso na aba de publicações mais vistas recentemente, porém você deve ficar ainda mais atento agora com os novos recursos que o Instagram stories highlights oferece.

Acompanhe o que a concorrência anda fazendo e de que forma tem atingido o público e sido assertiva em suas estratégias de marketing digital. Observe também as parcerias que têm feito com os chamados influenciadores digitais, usuários que produzem conteúdo de grande alcance em um determinado nicho e são tidos como referência para aquele público.

Considere também usar dessas estratégias para sua loja virtual, desenvolvendo histórias que destaquem essa relação com parceiros estratégicos e influenciadores que podem fortalecer e melhor posicionar a sua marca. 

O mundo digital é um local no qual o apelo visual é bastante levado em conta — e o Instagram é a rede social mais utilizada para isso. Explore essas histórias de forma estratégica para ir ainda mais longe.

Interagir com o público

Outra questão que é essencial e um dos maiores diferenciais da era virtual é a forma como negócios diversos interagem diretamente com o público. Hoje já se fala até em empoderamento do consumidor, pelo fato de que ele nunca teve tanta voz e nem tantas opções quanto no momento atual. 

Por isso, não subestime essa faceta do contexto contemporâneo e utilize do Instagram stories highlights para valorizar a sua relação com seus seguidores e demais pessoas que interagem com sua marca.

Algumas maneiras de fazer isso são:

  • rastreie usuários que estejam marcando o seu perfil ou utilizando suas hashtags para poder compartilhar suas publicações no story;
  • marque também esses usuários e crie frases amistosas destacando a forma como gostaram do que viram nas fotos destacadas do story;
  • aproveite da extensão IG Story do Google Chrome para salvar o story do usuário e compartilhar em seu perfil;
  • lembre-se sempre de pedir autorização antes de compartilhar, a fim de evitar problemas e desgastes desnecessários com quem postou.

Como você pôde ver, um simples recurso do Instagram é capaz de oferecer amplas possibilidades de posicionamento da marca e expansão do seu negócio no meio digital. As redes sociais têm investido cada vez mais em inovações e você não pode ficar de fora dessa, a fim de melhor desenvolver as suas estratégias de marketing digital.

Se gostou de saber tudo sobre Instagram stories highlights, aproveite também para conhecer 6 boas práticas de Instagram stories para empresas!

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