Atualizado em 26/01/2019

Imagens atraentes e com uma boa edição. É disso que se trata o aplicativo, certo? Mas boas legendas no Instagram podem melhorar o engajamento, fazendo com que as fotos postadas recebam mais curtidas e comentários. E engajamento, meus queridos leitores, é a chave do sucesso!

Com as recentes mudanças no algoritmo da rede social, as publicações agora aparecem nos feeds baseadas no conteúdo com o qual o público está engajado. Isso significa que uma foto ou vídeo com muitos comentários e curtidas tem uma chance maior de aparecer na parte superior do feed.

Neste guia, vamos mostrar o que faz parte de boas legendas no Instagram e como você pode desenvolver essa habilidade e fazer por você mesmo. Também apresentaremos uma coleção de ideias e exemplos de legendas das marcas experts, para que você possa aprender com os profissionais. Acompanhe!

O que define boas legendas no Instagram?

Boas legendas no Instagram devem somar contexto, mostrar a personalidade da marca, entreter o público e engajar os seguidores. Elas podem ter até 2.200 caracteres, incluindo emojis, e até 30 hashtags.

Claro que isso não significa que sua legenda deva ser um amontoado de hashtags com um monte de emojis distraindo e poluindo a leitura. Como qualquer pedaço de bom texto na web, legendas no Instagram devem ser atraentes e fáceis de ler. Também devem conversar com o conteúdo e atingir o seu público.

O que é engajamento e quais são suas características?

Como falamos no início, após as novas atualizações e mudanças no algoritmo, o Instagram passou a priorizar aquelas publicações com mais engajamento dos internautas. Mas, afinal, o que é engajamento?

Basicamente, esse conceito se refere à interação que os seguidores têm com as publicações de determinada marca. Isso pode ser medido a partir da quantidade de curtidas, comentários, menções de perfil, compartilhamentos, entre outros aspectos.

Quando falamos de taxa de engajamento no Instagram, o número de seguidores não tem um papel tão significativo. Por isso, é importante saber desde o início quais são os seus objetivos com o seu negócio para escolher as estratégias mais alinhadas.

Ou seja, se você realmente quer aumentar a interação do público com a sua marca, entrar em uma maratona de captação de seguidores talvez não seja a melhor opção. Essa interação da audiência tem o poder de viralizar os conteúdos, fazendo com que sua marca passe a ganhar mais destaque no feed — depois disso, você já imagina o resultado da soma, não é mesmo?

Mais destaque é igual a melhores taxas de conversão, de vendas, de faturamento, de posicionamento da marca etc. Por isso, é fundamental oferecer conteúdos relevantes para dar um “up” no engajamento de um perfil. E é lógico que as legendas estão incluídas nisso!

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Como escrever a legenda perfeita?

1. Conheça seu público

Quem, dos mais de 1 bilhão de usuários do Instagram, são seus clientes ou potenciais? A plataforma é usada por pessoas de todos os níveis econômicos e é um pouco mais popular entre as mulheres do que é com os homens. Mas uma coisa é fato: quanto melhor você conhecer seu público, mais fácil será engajá-los nessa rede social.

Não é possível que você saiba tudo sobre cada cliente potencial, por isso, nós recomendamos que crie uma persona — personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários que podem usar um site, marca ou produto de forma semelhante. Esses arquétipos descrevem detalhes básicos sobre seu cliente-alvo, seus objetivos, desejos e limitações.

Para criar uma persona, você deve permear questões que determinam quem são seus clientes. Quantos anos eles têm? Onde vivem? Quais são suas ocupações? O que eles fazem fora do trabalho? Conseguir essas respostas requer um pouco de pesquisa. Uma vez que saiba com quem está falando, poderá responder a perguntas como:

  • Meu público vai entender essa referência?
  • Os emojis e gírias da internet são apropriados para usar aqui?
  • Preciso acrescentar mais contexto a essa foto?

2. Saiba identificar a voz de sua marca

Se você não identificou a voz da sua marca no Instagram como parte de um plano de marketing de mídia social mais amplo, pergunte-se: quais são as qualidades e valores que eu quero incorporar? Faça uma lista e use-a para moldar sua voz. Você também pode tentar anotar alguns adjetivos que descrevem sua marca e usá-los para refinar esse conceito.

Em geral, os usuários dessa rede social não esperam um tom formal e sério. Claro que depende do segmento e do público, mas você deveria esforçar-se ao máximo para manter as coisas leves.

Use o humor quando apropriado e mostre sua personalidade. Um exemplo é a equipe de marketing de mídia social da Oreo, que faz um ótimo trabalho combinando humor e extravagância para contar a história da marca.

3. Invista no storytelling

Contar uma história sempre foi uma excelente estratégia para manter o usuário engajado na publicação. E engana-se quem pensa que, só porque o Instagram é uma rede social focada no visual, não é possível inserir os seguidores em um contexto específico.

As legendas podem trazer diversas experiências ricas para o usuário, deixando-o cada vez mais interessado em explorar e se conectar com as futuras publicações da marca. Basta ser original e elaborar uma história que complemente cada uma das suas fotos.

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@natgeo @stevewinterphoto Cheetah cubs with mom behind them. Cheetah’s, the world’s fastest land animal are losing numbers rapidly. There are only 7,100 left in the wild. Habitat loss is the #1 reason for the decline. Also hunting of their food, and turning wilderness into agriculture or livestock production. The pet trade is also a factor. 2/3 of the cheetah population live outside protected areas as cheetahs need to roam. These areas need to be friendly to wildlife with prey species protected for these predators – or we face a world without these magnificent creatures. Scientists desire the cheetah to be re-classified as endangered, which will help them. The Forests and Grasslands where they live provide all living creatures with up to 50% of the oxygen we breathe – oceans provide the rest. And Forests and Grasslands give us 75% of the fresh water we need to live. If we can save the forest of the Amazon and other areas in Central and South America for the Jaguar and Puma. The forests of Central Africa for the cheetah, leopard, lion, elephants etc. And the forests of South Asia for the Tigers and Leopards. If you save the top predator in any ecosystem you save everything that lives with them. So if – We Save Big Cats we can help Save Ourselves. National Geographic launched the Big Cats Initiative to raise awareness and implement change to the dire situation facing big cats. Please visit CauseAnUproar.org to find out more about Build a Boma and other ways to become involved to save big cats! #follow me @stevewinterphoto to see more images from my work with @natgeo and Thanks!! @stevewinterphoto @natgeo @nglive #nglive #natgeochannel @natgeochannel @natgeowild #natgeowild @thephotosociety #NGcreative @natgeocreative #fursforlife #wildlifeconservation #inthefield #wildlifephotojournalism #BCI #bigcatsintiative #photooftheday #beauty #startwith1thing

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4. Coloque as palavras mais importantes no início de sua legenda

As legendas no Instagram são cortadas nos feeds dos usuários depois de algumas linhas de texto. Então, você precisa transmitir o seu ponto-chave ou chamar a ação imediatamente. Coloque quaisquer @menções e hashtags no final. Além disso, começar com as palavras mais importantes é simplesmente uma boa prática de escrita. Isso prende e dá ao leitor uma razão para clicar em “mais”.

5. Edite e reescreva

Leve o seu tempo e não tenha medo de passar por vários rascunhos, especialmente se suas legendas no Instagram tiverem mais do que algumas linhas de comprimento. Escreva um bom texto — humorístico ou inspirador —, e sempre o revise, tirando termos que são claramente desnecessárias para manter o conteúdo o mais conciso possível.

6. Use hashtags, mas use-as sabiamente

Publicações no Instagram com, pelo menos, uma hashtag tem, em média, 12,6% mais engajamento do que aquelas sem hashtags, de acordo com um estudo da Simply Measured. Então, use-as quando forem relevantes para a sua publicação e público-alvo, mas não exagere a ponto de tornar a leitura difícil.

Se você não quiser desordenar suas legendas no Instagram, existem duas maneiras de “esconder” suas hashtags. Uma delas é separá-las do resto do seu texto enterrando-as por baixo de pontos e quebras de linha.

Depois de terminar de compor a legenda, toque na tecla 123. Selecione retornar e digite um ponto, um traço ou um asterisco. Repita essas etapas pelo menos cinco vezes. Assim, as hashtags não serão visíveis para os usuários a menos que toquem na opção “mais”.

A outra é não colocá-las no corpo das legendas. Em vez disso, utilize a seção de comentários abaixo de suas postagens. Depois que outras pessoas deixarem suas considerações, as hashtags não serão visíveis a menos que a opção de “ver tudo” esteja selecionada.

7. Faça uma pergunta

Uma das maneiras mais fáceis de obter mais comentários em sua foto é usando a legenda para fazer uma pergunta aos seus seguidores. Pode ser uma questão cuja resposta será sim ou não, um teste de habilidade ou uma pergunta aberta.

8. Faça uma @menção

Sua postagem marca outro usuário do Instagram? Inclua seu nome na legenda, assim, seus seguidores podem verificar seu perfil também. Ao mencionar outra pessoa na legenda, você provavelmente vai compelir esse usuário — e possivelmente alguns de seus seguidores — a se envolver com seu conteúdo.

9. Incentive o engajamento com um chamado à ação

Quer impulsionar o engajamento? Peça por isso, convidando as pessoas a deixarem um comentário, marcarem seus amigos ou contribuírem com uma opinião. Claro que o conteúdo da publicação terá de ser atraente para que eles queiram fazer isso — então não se esqueça de começar com o pé direito.

Pode pegar mal para sua marca tentar buscar engajamento, mas receber apenas silêncio em troca. Alternativamente, você poderia fazer um chamado à ação muito bom para ser recusado, como pedir aos seus seguidores que participem de um concurso para ganhar um prêmio.

10. Não tenha medo de usar emoji

O emoji é apropriado para uso dentro de legendas no Instagram? Sim! Os adoráveis ícones animados podem ajudar a atrair os olhos do leitor e são uma ótima maneira de adicionar um pouco de personalidade à sua legenda. Eles também podem substituir palavras inteiras, mantendo o texto curto e divertido.

11. Tente usar citações

Não caia na variedade de clichê inspiracional, mas invista em citações que são específicas para o post. Talvez seja uma fala da pessoa que tirou a foto, como a GoPro costuma fazer com seu conteúdo gerado pelo usuário. Um outro bom exemplo é a Nike, com citações motivacionais.

12. Programe suas postagens para otimizar o engajamento

Uma vez que criou a legenda perfeita para ir junto com sua imagem, é hora de publicar! Dependendo do seu público e região, pode haver momentos melhores para programar suas postagens. Para isso, considere a sua persona e os horários do dia em que é mais provável que ela visualize o feed.

Agora que você sabe como escrever legendas no Instagram perfeitas, vamos conhecer alguns tipos que são bastante eficazes, além de aprender como as marcas as usam para envolver seu público!

Legenda com chamado à ação para seguir o link

Bloggers fazem muito uso de chamado à ação, a fim de incentivar seus fãs a clicarem no link em sua biografia do Instagram e verificarem a nova postagem ou vídeo.

Legenda por trás dos bastidores

O Instagram é uma ótima plataforma para dar ao seu público um olhar por trás dos bastidores de sua marca. A Lush Cosméticos faz um grande trabalho nesse sentido, usando suas legendas para explicar como os produtos são feitos.

Legenda informativa e educacional

As legendas no Instagram do Estadão são cheias de fatos e notícias quentinhas sobre economia, política, natureza, esporte, atualidades etc.

Legenda instrucional

“Tasty, BuzzFeed do canal gastronômico, vídeo passo a passo de como cozinhar” Um texto direto — simples e útil — é sinônimo de uma grande legenda.

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Chocolate-filled Muffins 🍫

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Legenda sobre um concurso ou oferta

Poucas coisas no Instagram são tão atraentes quanto a promessa de coisas grátis. Se você está fazendo um concurso na rede social, promova-o na legenda, explicando ao público como concorrer e o que podem ganhar.

A legenda de promoção multiplataforma

Se há mais da história do que aquilo que você é capaz de publicar no Instagram, incentive o público a verificar um dos seus outros perfis sociais para um olhar mais atento. A Mercedes Benz usou essa tática para promover sua estratégia de Snapchat por trás das cenas.

A legenda do contador de histórias

Como notou na dica número 3, se a sua publicação pede por contexto, então tire vantagem do limite de caracteres generoso do Instagram e conte uma história.

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HAPPY THURSDAY with some inspiration for your day. A lot of you question me: how did you lose all the baby weight and got fit again? The answer is simple: this is my lifestyle, I don't follow temporary diets or temporary workout plans for the summer. I prepared my body for the pregnancy and after my baby was born, I took one step a time, lived one day at a time and never panicked about becoming fit again so that the world would love me. I loved myself first and by doing that, others recognized the greatness in me. The journey is not easy but I didn't say impossible. I'm HERE TO HELP YOU REACH YOUR GOALS! Email me now at BELLA@BELLAFALCONI.COM and visit bellafalconi.com for more information about my online coaching program that is TRANSFORMING LIVES! Join the team and become the BEST VERSION OF YOURSELF! #teambellafalconi _____________________ FELIZ QUINTA FEIRA com uma motivação para o seu dia! Muitos de vcs me questionam como eu perdi todo o peso da gravidez e fiquei em forma de novo. A resposta é simples: eu não sigo dietas temporárias nem treinos temporários para o verão – esse é meu estilo de vida. Eu preparei meu corpo para a gravidez. E depois que minha bebê nasceu, eu vivi um dia de cada vez e dei um passo de cada vez. Eu entrei em pânico para focar em forma de novo da noite pro dia, para que o mundo me amasse. Pelo contrário, eu me amei primeiro, assim o mundo reconheceu em mim minha grandeza. A jornada não é fácil mas também não é impossível e EU ESTOU AQUI PARA TE AJUDAR A TORNAR-SE A MELHOR VERSÃO DE SI MESMO! Me mande um e-mail BELLA@BELLAFALCONI.COM e visite bellafalconi.com para saber mais informações sobre meu programa de coaching que está TRANSFORMANDO VIDAS! Vamos juntos nessa caminhada para que você seja a MELHOR VERSÃO DE SI MESMO! Conte comigo e com o meu time! #getfitwithbella #fitness #fitspo #girlsthatlift #abs #postpartum #mommylife #instadaily #nofilter #inspiration #pregnancy #healthy #workout

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A legenda minimalista

Nós já declaramos isso neste post, mas vale a pena repetir: se o seu conteúdo é atraente e fala por si mesmo, uma legenda curta ou até mesmo inexistente é melhor.

13. Preste atenção na formatação

Se você quer deixar as suas publicações mais atraentes aos olhos, é importante prestar atenção em uma formatação adequada da legenda. Isso pode elevar os seus posts a um novo patamar de profissionalismo, além de deixar os usuários ainda mais confortáveis enquanto acompanham as suas publicações.

O tamanho e o espaçamento do texto costumam ser os itens que mais fazem diferença nas legendas do Instagram. A seguir, vamos mostrar como fazer a formatação de maneira correta. Confira!

Tamanho

No Instagram, é possível escrever até 2.200 caracteres. No entanto, a partir de uma certa quantidade de palavras — cerca de 110 a 125 caracteres —, a rede social passa a cortar o texto, escondendo-o atrás de um “[… mais]”. Isso muitas vezes deixa os usuários com preguiça de continuar a leitura. Para evitar, é importante:

  • criar legendas de 138 a 150 palavras, já que, até essa margem, é possível visualizar todo o conteúdo;
  • tornar o seu texto interessante desde o início, para que o usuário se sinta obrigado a clicar no “mais” e continuar a leitura.

Espaçamento

Você escreve sua legenda, escolhe as hashtags, define os emojis, faz a devida separação entre os itens e parágrafos etc. Mas quando vai publicar, todo o texto aparece unido novamente, como se você nem tivesse tido o trabalho de organizar os espaçamentos. Para fugir disso, é recomendado:

  • após escrever a legenda, apertar “enter” no mínimo cinco vezes — isso dará uma quebra entre os parágrafos;
  • escrever o texto no bloco de notas (dispositivo IOS) ou outro app similar. Depois, basta copiar e colar no lugar da legenda do Instagram.

Pronto! Agora que sabe tudo sobre legendas no Instagram, coloque em prática a dicas de 1 a 13 e confira os resultados! Apostando nesse importante recurso, você certamente impulsionará o engajamento dos seus seguidores e aumentará o alcance da sua marca.

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  • Perrotta

    Muito Bom! Adorei i conteúdo ????????

    • Equipe Instagerente

      Que ótimo, Bia!

      Acompanhe nossos artigos semanalmente…temos certeza de que podem te ajudar bastante. 😀

  • Paula Lievores

    Showww👏👏👏

  • Eduardo

    Gostei!

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    Eu blog frequentemente e genuinamente apreciar seu conteúdo .
    O artigo tem verdadeiramente alcançou o meu interesse.
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  • Denise Saturnino

    Amei as dicas, já vou começar usar todas! Muito Obrigada!!😊😊😊

  • Heloiza Ribeiro

    Eu blog frequentemente e genuinamente seu conteúdo 😊

  • Giselle Calil

    Gostei especialmente das dicas 6, 8, 11 e 13, no entanto achei que 30 hashtag são muitas, mas não entendo do assunto… rsrs… Fiquei feliz ao saber que elas devem ficar lá no finalzinho. Dá uma preguiça total de começar a ler com aquela infinitude de hashtag, muitas vezes a metade seria o suficiente, pois são redundantes e desinteresantes ao leitor. Obrigada pelas dicas! =)

  • Palôve Karla

    Muito muito bom👏👏👏👏

  • Junior Barros

    Excelente, bastante interessante!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🔝🔝🔝

  • ANA PAULA OLIVEIRA

    Ótima explicação! clareza e objetividade

  • Joao Carlos

    Dicas excelentes. Muitas vezes só nos preocupamos com a foto ou vídeo, e deixamos de lado a legenda.