Atrair público engajado para marcas no Instagram é uma tarefa difícil, que exige muito trabalho.

Você, que possui sua marca no Instagram, certamente concorda com isso.

Desde o anúncio dizendo que o Instagram vai introduzir a função de compras dentro da plataforma, marcas estão se perguntando como podem se destacar da multidão agora que a concorrência para a venda está ficando mais acirrada.

Aqui, nós vamos listar as 8 dicas essenciais para destacar e posicionar marcas no Instagram com sucesso.

Essas dicas podem ser aplicadas na maioria das marcas e foram pensadas  para ajudar pequenas empresas que estão tentando encontrar maneiras de permanecer nessa competição, atraindo seguidores/clientes em potencial e gerando engajamento.

Destaque seus clientes

Aproveite ao máximo qualquer conteúdo criado pelo usuário com o qual você possa obter o maior alcance possível na plataforma. Toda vez que você reposta uma foto de um cliente da sua marca no Instagram, mencionando-o, você está interagindo com os seguidores dele e com os seus, melhorando seu alcance.

Otimize suas fotos

Se você utiliza o Instagram para sua marca é esperado que você construa um feed de qualidade com fotos bonitas.

Não tem jeito: é assim que ele funciona.

A conta no Instagram é a vitrine das marcas. Trate-a como tal.

Crie um conceito para sua marca no Instagram

Escolha uma cor para ficar “destacada” em todas as suas postagens. Fazer isso também irá ajudá-lo a criar uma identidade de marca clara no Instagram: seguidores devem ser capazes de reconhecer seus posts quando estão navegando pelo feed.

Escolha no máximo 3 filtros de edição e fique com eles, explorando suas possibilidades. Isso vai ajudar a criar mais que um padrão para seu feed.

marcas no instagram

A ideia de conceito visual une polidez, beleza e coesão ao seu feed e melhora a experiência do usuário que navega por ele.

Publique imagens em uma seqüência para que elas apareçam como grandes montagens no seu feed. Cada imagem complementa a outra, formando um mosaico. A montagem abaixo é do Instagram do cantor de Soul music, Anderson .Paak (@anderson._paak).

marcas no instagram

Bastidores/Making of

Mostre um pouco do cotidiano da sua empresa. Momentos curiosos e interessantes, que envolvem projetos da sua marca, são ótimas alternativas para se conectar com seu público.

Caso não queira publicar esse tipo de conteúdo no seu perfil, utilize a Stories do Instagram (Snapgram).

Poste sobre tendências atuais

Seja sempre relevante, mantendo eventos atualizados e usando hashtags populares. Este tipo de atividade mostra para seus seguidores que você não está apenas ali para vender, mas também entretê-los e informá-los.

As hashtags mais populares expõe seu Instagram a milhões dos usuários (não se esqueça que ela tem que ser relacionada com a sua marca). Verifique as contas de seus seguidores para ter ideias e inspiração para seus próprios posts.

Marcar o seguidor que o inspirou também é uma maneira realmente boa de conexão, que promove relação de lealdade com a marca.

Use influência para promover marcas no Instagram

Identifique possíveis influenciadores para sua marca. Influência já é algo enorme no Instagram e ficará cada vez maior ao longo de 2017. Portanto, certifique-se de que você saiba como utilizar programas com influenciadores a seu favor.

Disponibilize link de compra no feed

Adicione um link clicável na sua bio para levar seus seguidores para o seu site ou para onde desejar.

Aproveite o apelo visual do Instagram para falar sobre o link de compra ou direcionamento nas legendas das fotos. Se desejar, também anuncie nelas o preço de produtos ou detalhes sobre eventos, por exemplo.

Anuncie na plataforma

Se você está interessado em vender seus produtos através do Instagram, você deve anunciar. Defina seu objetivo e segmente o seu público adequadamente para criar uma estratégia de marketing no Instagram.

Esteja sempre adiantado e trabalhe com sua semana planejada. É aconselhável postar diariamente para estar sempre presente no feed dos usuários. No entanto, tome cuidado para não postar demais. A variação entre 1 e 2 posts diários é ideal para postagem.

Além disso, programe suas postagens com antecedência para que você tenha uma visão geral da sua semana. Aplicativos como Buffer fornecem esse tipo de serviço. Caso você mesmo queira postar suas fotos sem a utilizar ferramentas de programação, existe a possibilidade de salvar rascunhos das fotos no próprio Instagram