Na faculdade, em uma entrevista de emprego ou em um evento social, é comum encontrarmos pessoas — com os mais diversos objetivos — fazendo divulgação da própria imagem. Quando falamos em redes sociais, em especial, existem algumas dicas de marketing pessoal que podem ajudar você a se destacar no meio da multidão.

E é exatamente sobre isso que falaremos neste post! Além de aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, você vai conferir 6 ótimas dicas de marketing pessoal e, ainda, os principais erros que deve evitar nesse processo. Vamos lá?

Marketing pessoal e suas vantagens

Também conhecido como personal branding, o marketing pessoal é uma forma de se vender para as pessoas. A ideia é utilizar essa estratégia para expor suas qualidades e qualificações conquistadas no decorrer da vida.

Nos negócios, essa é uma arma fundamental para tornar a sua marca pessoal mais forte, principalmente em um cenário com tantas opções de consumo. Anos atrás, não gostar de uma empresa, por exemplo, não era motivo para desistir de uma compra, já que, na maioria das vezes, as alternativas do mesmo segmento eram limitadas. Hoje, a realidade é completamente diferente.

Entre as principais vantagens de fazer um bom marketing pessoal, podemos citar:

Principais dicas de marketing pessoal

A exposição nas redes sociais nunca foi tão importante. Por isso, como prometemos, vamos apresentar algumas dicas de marketing pessoal para você começar a aplicar o quanto antes. Acompanhe!

1. Defina os objetivos

Antes de tudo, pare por um instante e reflita sobre as seguintes questões:

  • Quais são os meus maiores anseios com este negócio?
  • O que eu quero alcançar com ele?
  • Quais serão minhas metas a curto, médio e longo prazo?

Definir os objetivos, logo no início, é algo fundamental para ter uma noção mais clara de qual será o seu percurso. Também permite que você antecipe o trabalho de escolha das melhores estratégias de autodivulgação para ir em direção aos objetivos propostos.

2. Preencha todos os dados do perfil

Não preencher adequadamente os dados do seu perfil prejudica a sua visibilidade. Lembre-se de que a sua página comercial é feita para usuários que, na maioria das vezes, não sabem quem você é ou o que faz. Portanto, se quer aumentar o número de vendas, é essencial expor informações completas sobre o seu perfil profissional.

Digamos que você vai procurar um cirurgião pelo Instagram. O perfil do primeiro profissional que encontra é praticamente vazio. Já o segundo, logo de cara, destaca o seu site, contato, segmento, especialidade e certificado mais importante. Nesse exemplo, é fácil prever com qual deles você preferiria se consultar.

3. Elabore legendas criativas

Não há dúvida da importância de oferecer um conteúdo original e cativante para o público a partir de fotos, textos, vídeos — e o mesmo vale para as legendas! Mais do que copiar trechos de músicas e filmes clássicos, é importante elaborar legendas impactantes e criativas, que induzam o usuário a curtir e comentar. Consequentemente, você aumenta o engajamento das publicações.

4. Use hashtags

Outra dica para potencializar o marketing pessoal é investir no uso de hashtags — palavras-chave das redes sociais. Essa é uma ótima maneira de segmentar seus clientes e até mesmo de possibilitar que algum grupo específico encontre você. Portanto, separe um tempo para buscar pelas hashtags mais utilizadas da sua área. Só não acabe com o espaço máximo de caracteres da descrição/legenda com elas, tudo bem? Lembre-se sempre: qualidade acima de quantidade.

5. Esteja disponível para o público

Isso pode ser um pouco complicado, principalmente com a correria dos dias atuais, mas você deve se mostrar disponível para a sua audiência. Separar meia hora por dia para responder comentários e mensagens de forma atenciosa é um ótimo começo! Ao optar por uma plataforma como o Instagram, você ainda pode contar com os serviços de uma empresa de gerenciamento estratégico de perfil, a fim de facilitar essa e outras atividades para você.

6. Invista na geolocalização

A geolocalização serve para mostrar ao público a sua localização. Seja no próprio endereço da loja física, seja em algum evento corporativo, é importante usar ferramentas para registrar os locais por onde você passa no decorrer do dia. Isso não só tem o poder de aumentar indiretamente a interação com os usuários, como também chama a atenção daquelas pessoas que estão na mesma região registrada.

Erros que devem ser evitados

Errar é normal, mas é sempre bom saber como evitar certos deslizes, concorda? Veja agora o que não cai bem no marketing pessoal:

Networking incompleto

Na euforia de ganhar cada vez mais seguidores, muitos profissionais cometem o erro de não construir uma boa rede de contatos profissionais para consumir os seus produtos e firmar parcerias em projetos futuros — algo extremamente importante para o marketing pessoal. Sendo assim, antes mesmo de entrar em alguma maratona de captação de usuários, foque em deixar o seu networking completo, com as amizades profissionais certas.

Perfil desatualizado

Se você quer utilizar uma rede social para aumentar a divulgação da sua marca, que seja um trabalho bem-feito! O que queremos dizer é: com a devida atualização de conteúdo. Publicar de três em três dias — e olhe lá — não vai levar a sua empresa a lugar algum. É preciso ter frequência de publicações, além de procurar manter a página ativa e engajada.

Conteúdo desalinhado

Por fim, outro erro muito comum nesse momento é criar conteúdos que não estejam alinhados com os objetivos — já definidos, previamente — ou com o público-alvo. Por isso, é importante escolher com cuidado aquelas estratégias que favoreçam o seu planejamento inicial. Busque, também, pesquisar e conhecer a fundo o seu consumidor ideal, a fim de fornecer um conteúdo realmente relevante.

Agora que você sabe algumas dicas de marketing pessoal para aumentar a sua visibilidade e, principalmente, as vendas do seu empreendimento no meio online, já pode começar a colocá-las em prática! Trabalhe os pontos positivos do seu negócio e o torne mais atrativo aos olhares do público!

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