Utilizar o Insta na estratégia online da sua marca já é uma atividade normal que você realiza no dia a dia, não é mesmo? Mas você também acompanha as principais métricas do Instagram frequentemente?

Essa é uma ação de fundamental importância para mensurar em dados reais como está indo a sua estratégia de marketing digital e saber se você está no melhor caminho para aumentar as vendas online da sua empresa.

Nesse post você, vai conhecer as principais métricas da plataforma e porquê é tão importante acompanhá-las. Veja abaixo!

Qual a importância de conhecer as métricas do Instagram?

Ter um Instagram super bonito e postar constantemente, inclusive stories, não é suficiente para que a companhia venda mais. A utilização dessa plataforma precisa ser realizada de forma estratégica e com planejamento.

O seu trabalho não acaba após produzir lindas fotos e escrever bons textos: essa é apenas a primeira etapa de todo o processo. O próximo passo é utilizar a leitura e interpretação das métricas disponíveis para melhorar os pontos falhos da ação online da corporação. Assim, a marca tende a virar referência como a melhor opção de compra para os seguidores e clientes.

Quais são as principais métricas do Instagram?

Essa é a pergunta que não quer calar, mas antes é preciso que você saiba que existem dois tipos de métricas: as da conta e as individuas sobre cada publicação. Leia abaixo quais são as principais, em que você deve ficar de olho a todo momento!

Crescimento de seguidores

Essa é uma métrica de vaidade que não informa corretamente como anda a sua campanha no Insta, mas que pode aumentar a credibilidade da sua empresa conforme o número de seguidores aumenta. Uma alta quantidade de ”followers” é benéfica para que o seu público veja que a empresa é séria e que muitas pessoas a acompanham nas redes sociais. Indiretamente, contar com vários seguidores pode trazer mais vendas e novos potenciais consumidores.

Engajamento por seguidor

Aqui, abordamos outro ponto que você consegue visualizar no Instagram para negócios e é muito importante para saber como anda a receptividade dos seus seguidores com as postagens realizadas.

De nada adianta a sua marca ter 10.000 seguidores se as publicações são curtidas por apenas 50 pessoas. Nessa rede social, a qualidade dos followers é muito mais importante do que a quantidade. É preferível ter 500 seguidores totalmente engajados com a empresa do que 10.000 que não dão atenção para o que você publica.

Comentários por postagem

Se acompanhar curtidas já diz bastante sobre a atenção que a sua corporação possui dos seguidores, acompanhar o número de comentários das postagens e vê-lo crescer é ainda mais gratificante. Quando alguém comenta a publicação da sua marca, significa dizer que ela conquistou mesmo a atenção dessa pessoa e a fez parar e escrever a respeito daquele assunto.

Cliques nos links

Observar a quantidade de cliques no link da biografia do seu Instagram ou as que são inseridas nos seus stories, funcionalidade disponível apenas para contas com mais de 10.000 seguidores, é visualizar o tamanho do tráfego que você está conseguindo para o endereço da web indicado.

Se os seus seguidores estão saindo do Instagram para visitar a página que você disponibilizou, quer dizer que estão realmente interessados na marca. O potencial de compra deles na sua empresa, em outras palavras, está crescendo.

Quais são as vantagens de acompanhar métricas?

Acompanhando esses números você obtém um parâmetro melhor sobre o desempenho da sua marca na plataforma. Além, conhece mais a fundo o público, entende e procura sempre melhorar o desempenho das postagens e divide melhor os recursos financeiros da estratégia digital.

Aproveite também para entender se a meta desejada com o Instagram está sendo alcançada. Agora que você conhece as principais métricas, fique de olhos bem abertos nos resultados do perfil da sua marca para potencializar cada vez mais a estratégia idealizada.

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