No mundo do mercado virtual, cada vez mais as empresas investem em estratégias relacionadas às redes sociais para atingir um maior número de pessoas e, claro, aumentar o volume de vendas. O Instagram, por exemplo, é uma poderosa ferramenta para isso, principalmente se a estratégia for planejada, executada e avaliada corretamente. Por isso, neste artigo você vai conhecer mais sobre as métricas do Instagram.

A possibilidade de criação de perfis comerciais possibilitou a gestores e profissionais um melhor trabalho nessa rede social. Isso porque esse tipo de perfil possui mais recursos que um perfil comum, o que quer dizer que dados e informações estão cada vez mais fáceis de serem coletados e analisados.

Conhecer as métricas, utilizá-las de forma estratégica e transformá-las em tomadas de decisão vão ajudar você a crescer o seu negócio e alcançar o tão sonhado sucesso profissional. Afinal, com as redes sociais é possível aumentar a visibilidade da sua marca e atrair clientes para a sua loja, tudo isso sem barreiras físicas. Continue a leitura e fique por dentro!

O que são métricas?

Métricas nada mais são do que números que vão quantificar pontos da atuação da sua empresa. As métricas do Instagram são dados fornecidos pela própria rede social sobre o seu perfil e o seu público. Embora sejam de grande valia, no entanto, elas continuam sendo compostas apenas por números: o que fazer com eles é uma escolha de quem os analisa.

Indicadores de desempenho

Uma das melhores coisas a se fazer com as métricas fornecidas pelo Instagram é transformá-las em indicadores de desempenho. Por mais que se possa pensar o contrário, essas são coisas distintas.

Indicadores são medidas compostas e calculadas a partir das métricas, e representam uma visão mais direcionada do assunto observado. Mas não se preocupe: ao longo deste artigo você vai aprender como obtê-los.

Por que utilizar as métricas do Instagram?

Não existe uma boa estratégia de redes sociais sem planejamento, execução e análise. Se uma empresa foca apenas em um desses pontos, ela falha. Atuar com uma marca nas redes sociais não é apenas postar fotos sobre produtos e serviços oferecidos com o telefone para contato e o site da empresa. Estamos falando de algo que vai muito além, assim como os resultados que podem ser obtidos a partir disso.

Obter, documentar e analisar métricas é um trabalho que permite saber, com exatidão, o que precisa ser continuado alterado, interrompido ou iniciado na estratégia virtual de uma marca. É descobrir, sem achismos, os resultados obtidos e, a partir dos indicadores de desempenho, planejar e executar tomadas de decisão para aumentar ainda mais o sucesso da estratégia.

Quais delas acompanhar?

Agora que você já conhece mais desse assunto na teoria, chegou a hora de conhecer, também, na prática. Listamos cinco das principais métricas do Instagram que um gestor deve acompanhar. Confira:

Seguidores

Uma das métricas mais acompanhadas e mais importantes do Instagram é, claro, o número de seguidores que um perfil possui. É esse número que vai determinar quantas pessoas serão primariamente impactadas pelo conteúdo publicado, e é fundamental que esteja em constante crescimento.

É preciso ter em mente, no entanto, que ter 10, 500 ou um milhão de seguidores não significa absolutamente nada se nenhum deles realmente se importar em adquirir os produtos ou serviços oferecidos pela marca. É possível haver objetivos específicos da estratégia, como reconhecimento de marca e educação do mercado, mas todos eles levam a um único  objetivo geral: o ganho de lucro. Por isso, é preciso focar em conversão, e não em vaidade.

Alcance

O alcance é uma métrica que mensura o total de pessoas para o qual as suas publicações nas redes sociais chegaram. Ele pode ser orgânico ou pago, quando o conteúdo é impulsionado pela marca para alcançar ainda mais perfis.

As métricas de redes sociais fazem parte de uma única estratégia, pois estão todas relacionadas. Quanto maior o número de seguidores, por exemplo, maior o alcance das suas publicações. E quanto mais pessoas forem alcançadas, maior a chance de alguma delas virar um lead e se converter em cliente.

Engajamento

O ato de se engajar com as publicações no perfil da sua marca quer dizer que os perfis realizaram alguma ação que foi incentivada por elas. Essas ações acontecem quando esses posts são curtidos, comentados, compartilhados e salvos, por exemplo.

Uma boa taxa de engajamento faz com que as publicações tenham maior alcance, pois a cada curtida, comentário ou compartilhamento, por exemplo, os posts aparecem para os seguidores dos perfis que se engajaram. Por isso, é preciso criar conteúdo de qualidade: ele atrai seguidores, atinge um maior número de pessoas, converte novos clientes e fideliza os antigos.

Hashtags

A sua marca tem uma hashtag própria? Ou pelo menos usa hashtags já existentes? O uso delas é muito importante para uma estratégia de marca no Instagram e, por isso, analisar essa métrica também é fundamental.

Utilizar hashtags aumenta o alcance das suas postagens no Instagram, pois as deixam visíveis para pessoas que se interessam exatamente sobre o assunto. E criar uma hashtag própria faz com que tanto a sua empresa quanto outros perfis também possam divulgar a sua marca. O Instagram permite “seguir” todas essas tags, o que permite um maior acompanhamento desse desempenho.

Stories

Desde 2016, quando o Instagram liberou o recurso de publicar histórias, o uso dessa rede social mudou consideravelmente. Isso porque, enquanto as publicações na linha do tempo são exibidas de forma não cronológica e sob um algoritmo que restringe o alcance orgânico, pessoas e empresas estão apostando cada vez mais nos stories.

O alcance é maior, embora as publicações fiquem disponíveis para visualização apenas por 24 horas. Além disso, é ótimo para postar informações rápidas, dicas, bastidores, links (para perfis com mais de 10 mil seguidores) e muito mais. E o que é melhor: para perfis comerciais, são totalmente analisáveis. Por isso, fornece métricas valiosas.

As métricas do Instagram fornecem dados muito valiosos para a sua empresa. É a partir dela que sairão ótimas tomadas de decisão sobre as estratégias virtuais, fazendo a sua empresa crescer na internet, conquistar cada vez mais clientes e, claro, lucrar bastante.

Você quer aprender de verdade a como gerenciar de forma estratégica todas essas informações? A gente te ajuda! Entre em contato conosco e conheça a nossa consultoria para ajudar a sua marca a vendas, se relacionar com o público e manter presença ativa nas redes sociais.