Você já recebeu mensagens ou foi contatado por alguma marca depois de visitar um site, mesmo sem necessariamente ter efetuado uma compra? No caso dos e-commerce, esse contato acontece por meio de anúncios relacionados aos produtos que você buscou ou informações sobre a marca.

Esse método, que recebe o nome de remarketing, tem sido utilizado por muitas empresas para fechar negócio com aqueles usuários que demonstraram um potencial de compra, mas ainda não adquiriram um produto.

É claro que, nas redes sociais, essa estratégia também está cada vez mais forte. O remarketing no Instagram, por exemplo, permite a divulgação de anúncios bem planejados e segmentados e é uma excelente forma de aumentar os lucros, tornando-se um poderoso aliado para os negócios.

Neste post, mostraremos um passo a passo para bolar anúncios atrativos e colocar o remarketing no Instagram em prática. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como fazer remarketing no Instagram

1. Crie e configure sua conta

O primeiro passo para anunciar no Instagram é ter uma conta configurada na plataforma. Para isso, basta acessar o Facebook for Business. Lá, você criará um login e iniciará o processo para planejar os anúncios. Feito isso, é necessário fornecer algumas informações para que as contas sejam sincronizadas. Os dados como o nome da página no Instagram e a moeda utilizada devem ser fornecidos na hora de configurar o perfil.

Além disso, você também precisará informar alguns aspectos importantes para a estratégia de anúncio. Então, ao visualizar o painel, opte pela opção “Contas do Instagram”.

2. Dê início à campanha

Conta criada e configurada, é hora de iniciar a campanha. Por meio do Facebook Power Editor, você poderá selecionar quais são as metas a serem alcançadas com o anúncio e qual nome você deseja para a sua conta. São muitos os objetivos possíveis, como o impulsionamento de publicações, mais visualizações nos vídeos, aumento do reconhecimento da marca e assim por diante.

3. Estipule o orçamento da ação

Antes de investir em um negócio, é importante saber quanto você tem disponível para essa ação, não é mesmo? E para criar um anúncio no Instagram, isso não é diferente.

Primeiramente, estipule qual valor você pretende investir na campanha. Depois, inclua a quantia que será aplicada nas configurações. Planejando bem cada passo, será mais fácil conhecer as estratégias possíveis e, por fim, calcular se o retorno foi positivo para a marca.

Ao definir esse valor inicial, você terá a opção de contar com um investimento diário ou vitalício. Lembre-se de que o tempo de duração das campanhas está diretamente relacionado ao orçamento, ou seja, o valor disponível também ditará que tipo de estratégia deverá ser aplicado.

Quanto ao pagamento, ele pode ser feito por meio de cartão de crédito ou boleto.

4. Defina seu público-alvo

Definir o público-alvo da sua empresa é um passo indispensável na hora de criar uma campanha para o Instagram. Afinal, ele representa as pessoas que você deseja atrair para saber mais sobre a sua marca e fechar um negócio.

Nessa etapa, você deve se focar naqueles usuários que demonstraram algum interesse pelo nicho que você trabalha, ou que têm pontos em comum com a marca. Tenha bastante atenção a essa parte do processo, pois, se não for bem executada, o êxito da campanha estará comprometido.

Pesquise bem o perfil de clientes que você tem e faça a segmentação do anúncio de acordo com a estratégia que foi planejada. O segmento inclui diversos dados a respeito do público-alvo, e informações como idade, interesses e localização são fundamentais para criar um anúncio certeiro nessa plataforma.

5. Crie o anúncio

Agora que você já definiu as principais informações a respeito do público-alvo, orçamento e todos os outros aspectos citados acima, chegou a hora de criar o anúncio. Nesse momento, você poderá selecionar um post que já foi publicado em seu perfil ou criar um anúncio novo, impulsionando-o na plataforma.

Caso opte por criar um anúncio do zero, a plataforma oferece algumas alternativas para o impulsionamento. Os formatos que podem ser aplicados são os de vídeos, fotos ou o carrossel. A escolha desses detalhes dependerá do perfil dos seus clientes, então lembre-se de analisar isso ao pesquisar as preferências do seu público.

Por fim, selecione o CTA, que será fundamental para a taxa de conversão e, consequentemente, para os resultados da campanha. Se todos esses passos foram seguidos, seu anúncio será criado com sucesso!

6. Revise seu conteúdo

Revisar o conteúdo antes de publicá-lo é parte essencial de todo o processo de divulgação, inclusive no Instagram. Tenha em mente que a publicação pode ser o primeiro contato que o usuário terá com a sua marca, então é importante surpreendê-lo positivamente (ou seja, não deve haver nenhum erro). Além disso, o remarketing feito com anúncios bem elaborados geram resultados bastante expressivos.

Verifique se todas as etapas foram concluídas da forma como você gostaria. Outro ponto é conferir se o anúncio está adaptado para a visualização em dispositivos móveis, já que, no Instagram, a grande maioria dos acessos é feita por meio de smartphones.

7. Publique e mensure os resultados

Revisão concluída, o último passo é fazer a publicação. Para isso, basta clicar no botão “Publicar”.

Mas atenção! Depois de publicado o anúncio, ainda há o que fazer. É indispensável mensurar os resultados de uma campanha: se você definiu objetivos e traçou estratégias, precisa analisar as métricas corretas e visualizar o que foi gerado com os anúncios.

Para um remarketing bem-sucedido, também é necessário avaliar quantos usuários entraram em contato com a sua empresa ou efetuaram uma compra após visualizar o anúncio. Assim, após o período definido da campanha, você será capaz de avaliar exatamente quais foram os pontos positivos e o que poderá ser corrigido nas próximas ações.

O remarketing no Instagram é uma excelente opção para atrair potenciais clientes que visitaram ou se interessaram por um produto ou serviço, mas que não concluíram a compra. Usando os anúncios para chamar a atenção desses usuários, você poderá aumentar o reconhecimento da sua marca e gerar mais lucros.

Lembrou-se de mais algum ponto interessante sobre o remarketing no Instagram? Conte pra gente aqui nos comentários e compartilhe sua opinião com os demais leitores!

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