Dia após dia, milhares de empresas lutam para se tornar a principal escolha, em determinado segmento, dos seus clientes no ambiente virtual. Porém, nem todas têm sucesso, graças à falta de conteúdos que sejam realmente relevantes para um público personalizado.

Sabendo disso, atualmente, muitas marcas começaram a utilizar estratégias de segmentação de clientes nas redes sociais a fim de se destacar no meio do mercado competitivo.

No post de hoje, além de você aprender o que é a segmentação de clientes e quais são as suas principais vantagens para empresas, também daremos dicas de como ela deve ser feita no Instagram, de modo que potencialize a visibilidade do seu negócio! Boa leitura!

O que é segmentação de clientes?

A segmentação de clientes é a separação de toda cartela de consumidores em grupos previamente definidos — valores, características, rentabilidade e grau de exigência são alguns dos aspectos levados em conta.

Essa divisão é essencial para suprir as expectativas de atendimento e serviços de agrupamentos de clientes específicos, além de também mostrar o verdadeiro público-alvo da empresa, para o qual será destinado o maior investimento e foco.

Quais são os benefícios para o seu negócio?

Satisfação do cliente, maior alcance dos produtos, aumento das vendas, otimização de tempo e investimento, criação de conteúdos direcionados e relevantes para determinados grupos, captação de novos seguidores, aumento da taxa de engajamento e conhecimento do público-alvo são alguns dos benefícios que uma boa segmentação pode trazer para o seu negócio.

Você já deve ter percebido que essa estratégia é indispensável para qualquer empresa que queira atrair novos clientes e, posteriormente, expandir a sua marca no Instagram. Mas, a pergunta que fica é: “como deve ser feita a segmentação?”.

Não se preocupe, caro leitor! Vamos tirar todas as suas dúvidas! A seguir, elaboramos uma lista com dicas imperdíveis sobre como fazer a segmentação no Instagram. Confira!

Como deve ser feita a segmentação no Instagram?

Crie uma persona

A criação da persona é uma etapa essencial para qualquer estratégia de marketing, portanto é uma ótima escolha para começarmos a nossa lista!

Sendo a imagem fictícia do consumidor ideal de um modelo de negócios, a persona é a base do planejamento de qualquer projeto de marketing. É para ela que serão direcionados todos os conteúdos da empresa e, sendo assim, é ideal que você consiga criá-la da maneira mais detalhada possível — ressaltando seu trabalho, sua idade, seus desafios e anseios, entre outros.

O objetivo sempre é alcançar a persona, a partir de conteúdos que tenham uma linguagem que ela se identifique e que apresentem soluções relevantes para os seus problemas.

Faça pesquisas com o público

Outro método importante para a segmentação é a parte de fazer pesquisas para conhecer o seu público. Esse é o momento para você desvendar quais são os gostos, preferências e exigências dos seus seguidores, tendo, assim, uma visão mais ampla de como eles se comportam com as marcas.

A dica aqui é utilizar recursos disponíveis do próprio Instagram — como o Instagram Stories, a partir de perguntas diretas, ou, especificamente, a ferramenta de enquete, a qual o seguidor tem que escolher apenas uma das respostas de alguma votação.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de moda e queira descobrir quais são os acessórios favoritos dos clientes. Simples! Basta criar várias enquetes no Stories perguntando “qual acessório você mais gosta?” com diversas opções de respostas, como: colares/brincos, bolsas/pulseiras, relógios/cintos, entre outros. Abuse da criatividade e depois se baseie nas votações para agrupar seus seguidores.

Utilize técnicas de Geomarketing

Como você se sentiria se pudesse separar o seu público de acordo com a localização geográfica, tendo a chance de criar conteúdos personalizados dependendo da região do mapa que a pessoa se encontra? Muito bem, não é mesmo? Pois é para isso que o Geomarketing é utilizado!

Essa técnica funciona a partir da captação do endereço de IP do usuário e tem como objetivo segmentar as pessoas de acordo com a localização. Confira abaixo algumas maneiras que o Geomarketing pode ser utilizado:

  • check-in: clientes e seguidores podem fazer check-in quando chegam ao seu estabelecimento — essa ação é influenciada pelas empresas;
  • geotagging: usuário pode marcar a sua localização em publicações;
  • geotargeting: separa os clientes de acordo com seu bairro, cidade e país.

Identifique o histórico de compras

Dividir o público conforme as compras anteriores é outra forma eficiente de segmentação. Isso ajuda a empresa a ter noção de quais tipos de produtos o cliente mais se interessa, dando a possibilidade de fazer um direcionamento de anúncios baseados nos produtos que ele já consumiu.

Se uma pessoa faz a compra de um vestido de festa em uma loja online, por exemplo, as futuras propagandas do seu Instagram deveriam ter relação com esse item — como acessórios bonitos que combinem com a peça, outros tipos de vestidos temáticos etc.

Segmente de acordo com o comportamento

Por fim, o comportamento do cliente é algo que deve ser levado em consideração na hora do agrupamento. Afinal, as pessoas agem de maneira diferente, não é mesmo? Por isso, nesse caso, é importante que a segmentação seja feita de acordo com como o consumidor se comporta durante o processo de uma compra.

Depois de ter conhecimento de quais são os hábitos de um público específico, é possível diferenciar o tipo de atendimento e serviços que vão ser oferecidos, objetivando alcançar as expectativas de cada cliente e aumentar a taxa de fechamento de compras.

Agora que você já aprendeu o que é a segmentação e quais são os pontos indispensáveis para que ela seja feita de forma adequada, já pode colocar seus aprendizados em prática!

Vale ressaltar que a ajuda profissional de uma empresa que esteja apta a fazer o gerenciamento estratégico do seu perfil comercial é extremamente importante para que o processo de agrupamento de clientes seja bem executado.

Gostou das nossas dicas sobre como fazer a segmentação de clientes no Instagram? Então não perca tempo! Entre em contato com o Insta Gerente e conheça nossos planos! Juntos, vamos potencializar a visibilidade e as vendas do seu negócio!