O perfil da sua marca anda meio caído e você não está colhendo bons resultados dele? Então aproveite os benefícios de realizar um bom sorteio no Instagram para movimentar a sua rede social e ter uma melhor performance no marketing do Instagram.

Esse tipo de ação, além de dar uma sacudida no seu perfil na plataforma, também pode aumentar o número de curtidas nas suas publicações, conquistar mais seguidores, fazer a divulgação de um novo produto, gerar mais visibilidade online para a sua marca e até aumentar as vendas.

Por isso fizemos um passo a passo que vai tornar a ação de sortear presentes na rede social uma tarefa muito simples. Veja como!

Passo a passo de como realizar um sorteio no Instagram

Com as dicas abaixo você vai conseguir realizar um ótimo sorteio e perceber que o retorno para a sua empresa será tanto a curto quanto a longo prazo.

1. Defina um objetivo

O primeiro passo é entender qual é o objetivo da sua empresa com o sorteio no Instagram. Apenas realizá-lo sem saber o resultado que você está esperando não é uma boa ideia. Você pode:

  • querer divulgar um produto específico;
  • conquistar mais seguidores;
  • tornar a sua marca mais conhecida no ambiente online;
  • e várias outras possibilidades.

2. Escolha um prêmio interessante para o seu público

Não é porque você está oferecendo algo de graça para as pessoas que esse presente pode ser sem graça, não é mesmo? Para chamar a atenção dos seus futuros e atuais clientes, é necessário que você oferte um mimo que seja do interesse dele. Se a sua marca vende roupas, não faz sentido sortear potes plásticos. Mas também não é por isso que você vai presentear o sorteado com a peça mais cara da loja. Coloque-se no lugar do seu cliente e imagine o que ele gostaria de ganhar da sua marca.

3. Crie normas e regras de participação

É muito importante criar e divulgar normas e regras de participação. Isso é o que vai proteger a sua empresa de interpretações realizadas incorretamente e guiar o participante do sorteio. Com o auxílio dessas regras, você pode montar uma campanha que seja clara e de fácil execução. As regras de participação devem conter:

  • o que o usuário precisa fazer para participar (curtir, comentar, marcar amigos, utilizar hashtags, seguir o perfil etc);
  •  quais são as normas jurídicas (quem pode participar, como retirar o prêmio, quantidade de participações, entre outras).

4. Elabore uma imagem oficial

Chegará um momento em que a proporção do sorteio será difícil de acompanhar, principalmente se os participantes começarem a repostar a sua publicação. Por isso é fundamental que seja definida uma imagem oficial na qual serão contabilizadas as pessoas que demonstraram interesse em fazer parte da campanha. Assim, o sorteio fica mais organizado e você não vai precisar ficar procurando todas as imagens do sorteio que estão circulando pelo Instagram.

6. Realize a divulgação

Planejar é preciso, mas divulgar também é necessário. Se o perfil da sua marca já possui uma quantia significante de seguidores, é possível que a divulgação da foto oficial seja feita apenas organicamente. Mas se o seu objetivo principal é alcançar novos seguidores, pense na possibilidade de investir em anúncios de publicação. Isso vai permitir que mais pessoas tomem conhecimento da sua campanha e que você consiga mais participantes.

7. Faça o sorteio

Ao se comprometer em presentear alguém, a sua marca não pode em hipótese nenhuma voltar atrás do planejado. Se ocorrer algum imprevisto, avise com antecedência todos os participantes e adie o resultado para a próxima data possível. Para realizar o sorteio, você não precisa fazer no papelzinho, como antigamente. Utilize aplicativos desenvolvidos especialmente para essa função. Além de mais seguro, os aplicativos evitam erros que poderiam ocorrer no sorteio manual. Entre eles estão:

Siga essas dicas e realize um ótimo sorteio no Instagram envolvendo a sua marca. Assim, com certeza conseguirá melhores resultados nas suas vendas online e offline.

E, se você quer saber mais sobre outros assuntos relacionados, não deixe de ler o nosso conteúdo sobre horários para postar no Instagram.

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