Saber o que é TBT e como usá-lo para ganhar seguidores pode ser uma das estratégias que estavam faltando nas suas ações para alavancar o perfil no Instagram!

As redes sociais desempenham hoje um papel muito relevante na comunicação entre pessoas e nos negócios. Por isso, é importante que você saiba se posicionar de forma coerente, tirando o máximo proveito das vantagens do Insta.

Se quer entender o que é TBT e como aplicá-lo corretamente em suas postagens, continue lendo para aprender com as informações a seguir!

O que são hashtags e quais as mais utilizadas no Brasil?

Hashtags são cerquilhas (#) colocadas logo antes de uma palavra que servem como marcações digitais daquele termo. Isso significa que, ao colocar esse símbolo precedendo uma palavra, outros usuários ao redor do mundo poderão encontrar o seu post por meio dessa marcação.

Vale lembrar que ela é usada sem espaço, ou seja, você deve colocar a cerquilha diretamente antes da #palavra, conforme acabamos de fazer aqui. Outra questão importante é você conhecer quais as hashtags mais usadas a fim de ter um alcance maior em seu post. No Brasil, as mais utilizadas são:

  • love;
  • bomdia;
  • boanoite;
  • amor;
  • fashion;
  • moda;
  • tbt;
  • brasil;
  • selfie;
  • follow;
  • igers.

Essas apenas algumas das mais postadas, mas elas formam dezenas de palavras que têm estado nos posts de um grande número de pessoas. Você deve ter reparado que também não existe espaçamento quando for usar mais de uma palavra com hashtag, portanto fique atento. 

O que é TBT e como utilizá-lo corretamente no Instagram?

A sigla TBT vem da língua inglesa e encapsula as palavras Throwback Thursday, que em bom português poderia ser traduzido como ”lembrança de quinta-feira” ou ”retroativo de quinta-feira”, se formos levar em conta uma tradução mais literal.

Muitos usuários não sabem nem mesmo que é uma hashtag dedicada apenas a esse dia específico da semana, e acabam utilizando ela indiscriminadamente. Na verdade, lá fora ela costuma seguir algumas regras simples, como o uso de fotos com mais de cinco anos passados e de situações que sejam realmente relevantes e especiais. 

O perigo é querer aplicá-la de forma banal e toda semana, o que acaba afastando seus seguidores e tirando todo o charme e a utilidade dessa hashtag. Seja estratégico se quiser obter bons resultados.

Como combinar as hashtags para alavancar um post?

Bom, agora que você já conhece as hashtags mais populares e para que serve a que é utilizada como TBT, que tal aprender a combiná-las a fim de alcançar melhores resultados? Pois bem: uma regra básica sobre utilização desses marcadores digitais é colocar apenas os que tenham diretamente a ver com o assunto da sua postagem e, nesse sentido, menos pode ser mais. 

Afinal, as hashtags são capazes de fazer com que o conteúdo postado seja encontrado por outras pessoas. Evidentemente, a intenção é alcançar pessoas que possam se interessar no que você faz. Portanto, não seja afoito: quando realizar a postagem de TBT insira apenas hashtags adicionais que tenham a ver com a publicação, capazes de realmente alavancá-la.

O que determina o engajamento com uma publicação?

Seguindo a linha de raciocínio exposta no tópico anterior, não adianta querer ser visto a qualquer custo. Mais importante é ser encontrado por aqueles usuários que de fato podem desenvolver uma relação mais próxima com o seu empreendimento. Por isso, evite postagens aleatórias apenas para manter o perfil ativo. Em vez disso, planeje-se para sempre postar conteúdo relevante, mesmo que você tenha poucos recursos para isso. 

Na ferramenta stories do Instagram, por exemplo, uma tática bastante usada é utilizar uma mesma foto várias vezes enquanto você literalmente conta uma história pouco a pouco com texto escrito sobre essa ela. Assim, com uma única imagem você consegue gerar vários conteúdos.

Se gostou de saber o que é TBT e como usá-lo para ganhar seguidores e quer esclarecer alguma dúvida, deixe seu comentário: será um prazer lhe ajudar a ir mais longe com essa estratégia!

Não há nenhum comentário no momento.